Três peças sacras que estavam havia anos em posse de uma família foram devolvidas à Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Passa Tempo, no Centro-Oeste de Minas. A entrega de dois missais e de um turíbulo foi intermediada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Loading ...
Leia Mais
Igreja do Sagrado Coração de Jesus está prestes a ser entregue após restauroBispo mineiro é preso em operação contra desvios de dinheiro na igrejaA incrível história da peça sacra que, após 34 anos, voltou misteriosamente ao altarMorre, em Minas, o filósofo espiritualista TrigueirinhoO misterioso retorno de uma peça sacra roubada há 24 anosCampanha pela volta de anjos em Santa Luzia foi marco no resgaste de bens culturaisMinas procura 734 peças sacras retiradas de igrejas, capelas e museusSegundo a Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, as peças estavam sob a posse de um casal desde que a mãe de um deles faleceu, em 2003. Há três anos, os herdeiros, que não sabiam informar como as peças foram adquiridas, procuraram o MPMG e manifestaram interesse em devolver ao local de origem as peças sacras, identificadas como procedentes de uma igreja católica.
Foram feitas diligências para identificar a paróquia de origem. O Ministério Público apurou que o material fazia parte do acervo de uma igreja da região, porque a família havia morado muitos anos em Oliveira e a matriarca teve participação ativa nas atividades da igreja e estreita relação com os párocos. Assim, foi identificada a procedência como sendo da Paróquia Nossa Senhora da Glória.
O casal assinou termo de compromisso concordando com a entrega. A paróquia, por sua vez, recebeu orientações sobre preservação de material sacro.