Jornal Estado de Minas

Trânsito é liberado na Avenida Professor Mário Werneck



Quase quatro meses depois do fechamento da Avenida Professor Mário Werneck, principal via do Bairro Buritis, Oeste de Belo Horizonte, para obras de recapeamento, os motoristas, enfim, encontraram o trânsito liberado na manhã desta sexta-feira. 

Foram 102 dias de fechamento para corrigir um problema crônico do asfalto nas imediações do Parque Aggeo Pio Sobrinho que barraram o fluxo na via mais importante do bairro. A Prefeitura de Belo Horizonte chegou a prometer um prazo de 40 dias para as intervenções, depois corrigido para dois meses. No final, o tempo gasto chegou a quase três vezes da primeira estimativa.

- Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, algumas questões complicaram o andamento das obras, como interferências das redes de concessionárias de serviços (gás, fibra óptica, rede de esgoto e fiação dos semáforos). "As ligações clandestinas de esgoto, assim como a falta de colaboração de alguns moradores - que despejavam água nos locais escavados pelas redes de água pluvial - também prejudicaram o andamento da obras", informou, em nota a Secretaria. Outro fator que também interferiu no andamento da obra foi a greve dos caminhoneiros, por conta do atraso no fornecimento de materiais. 

Com a liberação do tráfego, agentes da BHTrans informaram que a lógica do trânsito nas vias usadas para desvio durante a obra volta a ser a mesma de antes, com fluxo em mão dupla nas ruas Tereza Mota Valadares e Vereador Washington Valfrido. Porém, como o tráfego foi liberado no início desta manhã, moradores ainda estão sendo informados do retorno às condições normais.

A BHTrans informou que alguns ajustes na sinalização da região ainda estão sendo concluídos para retomar as condições que vigoravam antes das obras.


.