Começa neste domingo o jubileu de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, que terá ampla programação, conforme divulgado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Entre os destaques das celebrações (veja quadro) no alto da Serra da Piedade, em Caeté, está a abertura, em 15 de setembro, do processo de beatificação de monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro (1843-1924), natural de Caeté e chamado de O evangelista da Piedade – caso seja beatificado e posteriormente canonizado, Monsenhor Domingos, como ficou conhecido, será o primeiro santo nascido na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Embora tenha atuado na capital, com ações pastorais e sociais, o Beato Padre Eustáquio (1890-1943) era natural da Holanda.
À frente do processo de beatificação de Monsenhor Domingos está a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (Ciansp), e as religiosas adiantam que há testemunhos de milagres, os quais serão posteriormente analisados pela Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano. A história do religioso – fundador, em 1892, da Irmandade Nossa Senhora da Piedade, que deu origem à Ciansp – está ligada ao antigo Instituto ou Asilo São Luiz, atual Recanto Monsenhor Domingos, aos pés da serra, onde, aos 28 anos, chegou Maria da Conceição Santos, a Irmã Benigna Victima de Jesus (1907-1981), natural de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, cujo processo aberto em 2011 tramita na Santa Sé desde 2013. O local foi fundado pelo monsenhor, em 1878, para acolher crianças pobres e filhas de escravos libertadas pela Lei do Ventre Livre (1871).
CRIANÇAS INDEFESAS Segundo as religiosas da Ciansp, as estruturas criadas pelos homens, na Lei do Ventre Livre, representaram forte ameaça à vida das crianças indefesas. E os ensinamentos do monsenhor estão bem atuais, já que, “no coração de monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro surgiu o apelo evangélico de trabalhar, continuamente, o processo de conversão para transformar, por dentro, as estruturas da sociedade, para se respeitar e promover a dignidade das pessoas”.
E mais: “No ventre da terra, com atitude misericordiosa, monsenhor Domingos fundou o Instituto São Luiz, para acolher filhas de mulheres escravas. Em resposta à injustiça deixada pela lei humana, ele foi o verdadeiro ventre livre a acolher a humanidade escravizada, foi o solo da terra santa e bálsamo para a alma ferida. Sendo ele o Evangelista da Piedade, por meio de sua sincera caridade, permitiu que pessoas escravas se tornassem fecundas, geradas e arvorecidas no projeto libertador de Jesus Cristo”.
RELIGÃO NAS ALTURAS
Confira a programação do jubileu de Nossa Senhora da Piedade, na Serra Piedade, em Caeté
Hoje
15h – Missa na Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em seguida, início das novenas jubilares, desta vez dedicadas às crianças
Dia 29 de julho
Romaria dos vicentinos, com chegada prevista para as 11h
Dia 15 de agosto
Romaria da juventude, com chegada prevista para as 11h
Dia 25 de agosto
Peregrinação dos integrantes do Terço dos Homens
Dia 15 de setembro
Manhã – Romaria dos integrantes do Apostolado da Oração
15h – Abertura do processo de beatificação de monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, natural de Caeté e chamado de O evangelista da Piedade