A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a Praça da Liberdade, no Centro-Sul da cidade, ficará fechada para circulação de pedestres a partir desta terça-feira. O motivo é a revitalização completa do complexo turístico, tocada pelo Executivo municipal, pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), e por uma empresa privada.
Leia Mais
Veja como vai ficar o novo sistema de iluminação da Praça da LiberdadeRevitalização da Praça da Liberdade expõe dívida social com população de ruaMoradores e turistas disputam espaço com tapumes na Praça da LiberdadeCemig abre concurso para escolher iluminação de Natal da Praça da LiberdadeApesar de anúncio de fechamento, Praça da Liberdade amanhece aberta nesta terça Fechada e sem sinal de obras, Igrejinha da Pampulha decepciona turistas
A expectativa é que um dos principais cartões-postais da capital mineira se torne mais atrativo ao público e que isso aumente o nível de ocupação, prejudicado pelas denúncias de problemas de manutenção.
Dessa maneira, a nova iluminação planeja acabar com a escuridão que tomava conta do cartão-postal à noite. O coreto também terá iluminação especial, além de nova pintura.
A revitalização da praça também se estende a outras intervenções no Circuito Liberdade, como a abertura da Casa do Patrimônio e a recuperação da pintura de cinco prédios.
O espaço se inaugurou em 1897 e foi tombado há 40 anos pelo Iepha/MG. Apesar da tradição, o local sofre os impactos do tempo, do uso constante e de atos de vandalismo.
.