A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a Praça da Liberdade, no Centro-Sul da cidade, ficará fechada para circulação de pedestres a partir desta terça-feira. O motivo é a revitalização completa do complexo turístico, tocada pelo Executivo municipal, pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), e por uma empresa privada.
O local vai passar por uma renovação sistema de iluminação; restauração do Coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada; reinstalação das placas de monumentos; e a reformulação do mobiliário. Neste último quesito, a Praça da Liberdade, segundo a PBH, vai receber equipamentos com padrões arrojados de design com a renovação de bancos e lixeiras.
A expectativa é que um dos principais cartões-postais da capital mineira se torne mais atrativo ao público e que isso aumente o nível de ocupação, prejudicado pelas denúncias de problemas de manutenção.
Dessa maneira, a nova iluminação planeja acabar com a escuridão que tomava conta do cartão-postal à noite. O coreto também terá iluminação especial, além de nova pintura.
A revitalização da praça também se estende a outras intervenções no Circuito Liberdade, como a abertura da Casa do Patrimônio e a recuperação da pintura de cinco prédios.
O espaço se inaugurou em 1897 e foi tombado há 40 anos pelo Iepha/MG. Apesar da tradição, o local sofre os impactos do tempo, do uso constante e de atos de vandalismo.