"Não deu tempo de fazer nada. A linha já chegou me cortando. Quando eu parei, e tirei o capacete, eu ainda não tinha noção da gravidade. Quando eu vi, estava sangrando. Estava jorrando sangue para todos os lados", contou Ivan Rodrigues, de 25 anos, que pilotava sua motocicleta pela Avenida dos Andradas quando foi atingido no pescoço por uma linha de cerol. Gravemente ferido, foi socorrido pela Guarda Municipal e levado, inicialmente, a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De lá foi transferido para o Hospital João XXIII. Em apenas 5 minutos, já estava no bloco cirúrgico.
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Dados da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) mostram que os atendimentos a vítimas vêm aumentando desde o início deste ano.
"Todos os pacientes vítimas de cerol chegam muito graves. Quando a lesão acomete a região cervical, a gravidade é maior. Em cerca de cinco minutos a pessoa pode ter um choque hemorrágico e morrer", explicou diretor técnico e gerente assistencial do HPS, Marcelo Lopes Ribeiro. "Há casos que não atingem a cervical, mas deixam sequelas irreversíveis. Nós tivemos um paciente que colocou a mão para se defender da linha e, hoje, devido à lesão, não consegue fechar a mão", completou.
O cerol é tão danoso que até mesmo o helicóptero Arcanjo 4, do Corpo de Bombeiros Militar, que foi atingido. No dia 15 de junho, a aeronave foi danificada por linhas de cerol que se enroscaram em seu rotor e impediram que o Arcanjo cumprisse sua missão.
CONSCIENTIZAÇÃO Pensando em diminuir os números, a Guarda Municipal de Belo Horizonte, por meio da Patrulha Escolar, promoveu uma oficina de pipas para 200 alunos da rede municipal de ensino. Durante os meses de julho e agosto serão realizadas novas ações com panfletagem e orientação a ciclistas, motociclistas e pedestres em diferentes pontos da cidade. Somente no mês de junho as ações de fiscalização da Guarda Municipal apreenderam 70 latas envoltas com cerol ou linha chilena.
Foram distribuídas antenas de proteção para motocicletas. “O ideal é ter duas antenas e deixarem elas sempre levantadas. Além do mais, o uso de proteção de pescoço e as luvas. Nós distribuímos 50 pares de antenas na Avenida dos Andradas, em frente a UPA-Leste. E as recomendações também são validas para os ciclistas. Quando o acidente acontece, é sempre grave.
Leis municipais 7.189/1996 e 8563/2003, somadas à Lei estadual 14.349/2002, proíbem o comércio e uso do cerol. .