A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu uma seleção pública de propostas para iluminação do Natal que ocorre, anualmente, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul Belo Horizonte. O tema da decoração natalina deste ano será músicas de Minas. O autor da proposta vencedora receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil. A execução ficará a cargo da Cemig.
As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora nos aspectos criatividade e sustentabilidade. O participante deverá alinhar o tema à decoração natalina e levar em conta como a iluminação se relaciona com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais que acontecerão no Circuito Liberdade da praça no final do ano.
As inscrições para a seleção pública se estendem até 10 de agosto. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas ou um representante legal em caso de coletivos de artistas. O edital já está disponível no site da Cemig.
Ano passado, o projeto de uma arquiteta moradora de Divinópolis, na Região Central de Minas Gerais, venceu o concurso realizado pela Cemig em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Na disputa, os candidatos que participaram deveriam organizar um projeto de iluminação em homenagem aos 120 anos de Belo horizonte.