Quarta-feira é o último dia para o envio das frases que vão integrar o Portal Gentileza, formado por fitas coloridas, que no próximo mês vai compor a paisagem da Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A instalação é um dos pontos altos do Festival Verbogentileza, que ocorre de 10 a 12 de agosto na capital. Esta é a terceira edição, que este ano traz o verbo “convidar” como tema central. Serão três dias de atrações como shows, cinema ao ar livre, oficinas, sarau, yoga e feira gastronômica com o melhor da comida mineira.
É com o verbo convidar que o Festival Verbogentileza vai dar movimento ao substantivo “gentileza”, dando sentido ao projeto que busca ser coletivo, uma rede que conecta pessoas e marcas a favor da disseminação da gentileza urbana. O Portal Gentileza, em que frases selecionadas serão impressas nas 540 fitas da instalação, com quatro metros cada, para que dancem ao vento e, por meio do verbo tema, convidem o público à prática de atitudes gentis cotidianas, por meio de programações culturais e educacionais.
Cada frase pode ter, no máximo, 75 caracteres, incluindo espaços, e deve ser enviada até esta quarta-feira por e-mail (verbogentileza@dobrasileventos.com.br), em mensagem privada do Facebook (facebook.com/verbogentileza) ou “direct” do Instagram (instagram.com/verbogentileza). Os “embaixadores” da gentileza podem participar quantas vezes quiserem, de forma gratuita. É importante enviarem o nome e um contato junto de cada criação, pois o projeto fará um agradecimento especial aos autores das frases selecionadas.
O Festival Verbogentileza é uma iniciativa da “Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo”, Dois Arquitetura e Hardy Design, idealizado pela empresária Patrícia Tavares, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Mais que entretenimento, o festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.
“Queremos que as pessoas participem, sejam atuantes nesse movimento e não apenas espectadores. Este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para entrarem nesse movimento com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, e calor ao que está frio”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.
Na prática, o projeto Verbogentileza atua em três frentes. As redes sociais são um ponto de apoio constante. Nelas – (Facebook.com/verbogentileza), (Instagram.com/verbogentileza), YouTube e Spotify – o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Há também uma conexão entre pessoas, projetos e coletivos acerca do tema.
As ações pop-up na cidade buscam engajar o público em interações gentis. Em dois anos de projeto, já ocorreram pintura em muro abandonado; entrega de flores nas ruas; um “dançasso” no Dia Internacional da Felicidade convidando os passantes a dançar; ações interativas nas quais as pessoas deixavam mensagens gentis penduradas em árvores; um “abraçasso”, promovendo abraços grátis em uma praça da cidade; participação em eventos sociais, entre outras ações.
O Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte. Até então foram duas edições do Festival, em outubro de 2016 e em julho de 2017.