A batida violenta que matou três policiais militares de Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã de ontem, na BR-262, liga o alerta para um risco silencioso ao qual estão sujeitos todos os motoristas. Logo após o acidente, causado pelo condutor de uma carreta que invadiu a contramão no Km 460 da rodovia, no município de Araújos, o causador do desastre disse aos policiais que atenderam a ocorrência que cochilou ao volante. Na pista contrária, ele acertou três veículos de passeio, um deles com quatro PMs que seguiam para o trabalho, deixando três mortos e um gravemente ferido. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que essa situação não é exceção em Minas Gerais. Enquanto em 2016 morreram 50 pessoas em 921 acidentes cuja causa presumível foi o sono, no ano passado o número de óbitos por esse motivo deu um salto de 58%, passando para 79, mesmo com redução no número de batidas, que fecharam o ano em 823 ocorrências atribuídas à mesma causa.
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Vítima de acidente na BR-381 deverá ser indenizada em R$ 12 mil por danos moraisAcidente grave mata três PMs e deixa um em estado grave na BR-262Acidentes com motos motivaram 311 mil indenizações em Minas em 10 anosCarro atropela animal e capota na BR-040, em Nova LimaCarro entra na contramão da Fernão Dias, bate em caminhão e dois morrem no Sul de MinasAcidentes deixam ao menos dez mortos nas estradas mineiras nesta terça-feiraAcidente mata um e provoca incêndio em caminhão na BR-040, em Juiz de ForaBatida violenta mata três pessoas na BR-040, em Nova LimaObra no Viaduto Leste chega ao fimO inspetor Aristides Júnior, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF em Minas, destaca que o sono é um problema inerente a qualquer um, muitas vezes negligenciado pelos condutores. “Quando o sono vem, por mais que a pessoa tente se manter acordada, não vai conseguir, seja de madrugada, no início da manhã, após o almoço ou uma refeição mais pesada. É, sim, uma situação de grande risco e as pessoas nunca enxergam dessa forma”, afirma. O certo, segundo o policial, é não insistir no volante caso os sintomas apareçam. “Ao primeiro sinal de sono, é preciso parar e descansar um pouco”, afirma o inspetor.
PISTA SIMPLES Apesar de a BR-262 ter 547 quilômetros concedidos à iniciativa privada entre Betim, na Grande BH, e Campo Florido, no Triângulo Mineiro, apenas 93 são duplicados, entre Betim e Nova Serrana. Dali em diante, a rodovia segue em pista simples, incluindo o trecho da batida de ontem – à exceção de duplicações pontuais em um percurso de menor movimento entre Uberaba e Campo Florido.
Questionada sobre o assunto, a Triunfo Concebra informou em nota apenas que a duplicação de 10% iniciais era condição contratual para início de cobrança de pedágio, assim como a conclusão dos trabalhos iniciais de roçada, recuperação de sinalização vertical e horizontal, recuperação asfáltica e implantação de sistemas de drenagem, além de construção de 24 serviços de Atendimento ao Usuário. Acrescentou ainda que entregou 65 quilômetros de pistas duplicadas na 262 em junho de 2015.
Para a PRF, pistas sem duplicação favorecem a ocorrência de colisões frontais, tipo de acidente que mais mata nas estradas. “A rodovia de pista simples faz com que o motorista tenha que ter uma atenção muito maior, principalmente nas ultrapassagens”, diz o inspetor Aristides Júnior. Mas o policial também destaca que a maioria dos acidentes é causada por falhas humanas, e que a postura dos condutores também pode evitar tragédias nesse tipo de rodovia..