Finalmente chegou ao fim a obra que promete aliviar o trânsito em um dos pontos mais movimentados de Belo Horizonte. Depois de três anos, com atrasos e congestionamentos diários, as novas faixas do Viaduto Leste, no Complexo da Lagoinha, serão totalmente liberadas. Sinalização instalada nas novas alças já informa sobre a liberação, e as pistas que ainda estava interditadas estão prontas para receber o fluxo de veículos. A expectativa é de mais fluidez no tráfego, tanto no acesso ao Centro quanto no sentido inverso, para chegar às avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.
Leia Mais
Batida violenta mata três pessoas na BR-040, em Nova LimaCochilo ao volante causou 79 mortes em BRs de Minas no ano passadoEdital quer agilizar obras contra enchentes na Avenida Cristiano MachadoInício das novas obras no Viaduto Leste depende do clima em BHVeja como fica o trânsito com a liberação do Viaduto LesteBHTrans libera 2ª alça do Viaduto Leste, no Complexo da LagoinhaNa última etapa das intervenções, foram feitos ajustes nas duas alças que saem da Avenida Cristiano Machado rumo ao Centro, o que exigirá atenção dos motoristas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a intervenção no Complexo da Lagoinha/Viaduto Leste foi concluída ontem. O valor investido é de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.
Com as intervenções concluídas, o novo Viaduto Leste permitirá a chegada de ônibus da Avenida Cristiano Machado por via exclusiva ao Centro de BH pela Rua São Paulo, o acesso de carros da Cristiano Machado ao Hipercentro pela Rua Rio de Janeiro, a chegada de carros da Cristiano Machado à Praça da Estação e aos hospitais pela Avenida do Contorno, além da chegada de carros da Antônio Carlos à Praça da Estação e aos hospitais pela Contorno. Atualmente, o acesso dos ônibus ao Centro pela Antônio Carlos já é feito por vias exclusivas desde a Pampulha.
A construção das novas estruturas no Complexo da Lagoinha começou em fevereiro de 2015. O elevado tem 690 metros, considerando as mãos de ida e volta. Apenas o Viaduto Leste, que foi a nova alça construída, tem 160 metros. Durante as intervenções, o prazo de entrega sofreu diversos atrasos. A última previsão era de entrega no fim de 2017, prazo que foi adiado com a chegada do período chuvoso..