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Cochilo ao volante causou 79 mortes em BRs de Minas no ano passadoMinas Gerais registra 31 mortes nas estradas em 12 dias de fériasNo dia de São Cristóvão, padre pede 'cautela e prudência' aos motoristasLei obriga hospitais do SUS a informar pacientes sobre o seguro DpvatMulher é atropelada por dois carros na MG-10 e um motorista fogeChama a atenção também o fato de que a participação dos desastres com motocicletas no total de reparações se mantém há seis anos em torno da casa dos 70% em Minas, apesar de as motos corresponderem a apenas 22,7% da frota total de 10.912.579 veículos no estado. No país, essa relação é ainda mais desigual: os pagamentos para vítimas de batidas com envolvimento de motos chegam a 76% do total de indenizações do DPVAT, para uma frota equivalente a 27% do total de automóveis.
Nas ruas e avenidas de Belo Horizonte, não é difícil entender por que as pessoas que trafegam em motocicletas estão mais suscetíveis ao risco.
Somente no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII, principal referência no atendimento de vítimas de acidentes na capital mineira, este ano, até ontem, ocorreram 20 óbitos, e um total de 2.351 pessoas deram entrada na unidade vítimas de acidentes com motocicletas. Os números tendem a ficar no patamar de 2017, que fechou com 41 mortes em 5.427 casos que deram entrada no HPS. Em 2016, foram 68 óbitos entre 6.051 pessoas atendidas.}
PERIGO AUMENTADO Para Osias Batista, consultor em transporte e trânsito, o primeiro fator que evidencia o risco a que motociclistas estão expostos é o processo para se conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para pilotar motos. “Não existe um treinamento prático na rua e por isso eles não são testados adequadamente”, diz o especialista.
A possibilidade de testes teóricos de direção defensiva exclusiva para motos, com posterior aplicação na prática, chegou a ser incluída em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) depois de inúmeras discussões em todo país. Mas, como o Contran também acrescentou na resolução a necessidade de aplicação de curso teórico para renovação de todos os tipos de carteiras, o Congresso Nacional barrou a resolução, segundo o consultor, o que prejudicou as melhorias de segurança para condutores de motos.
PONTO CRÍTICO Arthur Froes, superintendente de operações da Seguradora Líder, explica que a motocicleta é a categoria responsável pela maior parte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT a vítimas de acidentes de trânsito. “De acordo com o Boletim Estatístico divulgado em junho pela Seguradora Líder, 76% dos acidentes indenizados no primeiro semestre de 2018 envolveram motocicletas, apesar de esse tipo de veículo representar apenas 27% da frota nacional”, assinala.
“Nos últimos 10 anos, por exemplo, os motociclistas receberam 2.293.033 das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em todo país. Em Minas Gerais, eles representaram mais de 230 mil indenizações. Os dados mostram que os acidentes com motocicletas ainda são o ponto mais crítico no trânsito”, destacou Froes.
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Seguro DPVAT
É arrecadado anualmente de todos os donos de carros, motos, ônibus e caminhões, na renovação do licenciamento. Na ocorrência de acidente, o valor das indenizações varia.