Após um mês de operação, dúvidas por parte dos usuários e a promessa de modernizar o sistema de estacionamento de veículos no perímetro da Avenida do Contorno, o rotativo digital já se tornou preferência de 40% dos motoristas de Belo Horizonte, segundo dados da BHTrans. Válida desde 26 de junho, a tecnologia já vendeu cerca de 205 mil créditos, com 135 mil usados até a última quarta-feira. No total, 80 mil veículos estão cadastrados nos aplicativos, de acordo com a empresa municipal vinculada à Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia Mais
Compra por débito no rotativo digital em BH está disponível em apenas dois aplicativosAção de flanelinhas deve continuar em BH mesmo com rotativo digitalEstacionamento rotativo digital começa a valer e multas já podem ser aplicadas em BHBancas de BH poderão vender créditos do Cartão BHBus Estacionamento rotativo é ampliado nos Bairros Belvedere e Floresta; veja locaisEstacionamento rotativo é implantado no Parque das MangabeirasEstacionamento rotativo na Av. Prudente de Morais será alterado a partir de segundaIncêndio mata idoso de 96 anos e deixa cinco feridos em BHO desenvolvedor do aplicativo Meu Rotativo, Leandro Nogueira, também crê que a utilização aumente no próximo mês de operação. “A gente começou com uma venda alta. Chegamos a vender quatro mil tíquetes por dia. Agora, com as férias escolares, caiu um pouco.” Além disso, segundo ele, o fato de o estoque de talões durar nas bancas de revistas faz com que parte da população prefira optar pelo meio físico.
Atualmente a capital conta com outro três aplicativos para compra de créditos: Rotativo Digital BH, Zul Digital e Faz Digital BH, disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas operacionais iOS e Android. Em todos eles, o valor do crédito permanece R$ 4,40, o mesmo das tradicionais folhas de papel. O crédito vale pelo mesmo tempo do talão físico e pode ser comprado via boleto bancário, cartão de crédito ou débito. Quem não tem acesso a um smartphone pode adquirir o rotativo eletrônico nos 317 pontos de venda espalhados pela cidade, como lanchonetes, bancas, livrarias etc. A cidade conta com 22.144 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, geram, pela rotatividade, 102.842 oportunidades de estacionamento em 867 quarteirões da capital.
A fiscalização também foi modernizada por causa do rotativo digital. Desde a implantação da tecnologia, os agentes da Polícia Militar ou da Guarda Municipal checam, primeiramente, se o veículo estampa a folha física. Em caso negativo, os fiscais usam um aplicativo próprio para verificar se o veículo está habilitado no Sistema do Rotativo Digital.
DESCONTO Para o segundo mês de operação, o aplicativo Meu Rotativo vai lançar, nos próximos 15 dias, um novo sistema de pagamento, no qual o motorista vai receber parte do seu dinheiro de volta, de acordo com o desenvolvedor da plataforma, Leandro Nogueira. Inicialmente, segundo ele, 5% da taxa será devolvida ao cliente (exatamente R$ 0,22). Outra novidade, conforme o profissional, se dá no georreferenciamento de vagas disponíveis pela cidade. Dessa maneira, quando o motorista inserir seu destino, o app vai mostrar se há espaços de estacionamento livres e quais são eles.
A novidade em números
Usuários cadastrados 80 mil
Créditos adquiridos 205 mil
Créditos ativados 135 mil
Postos fixos de venda: 317
.