Jornal Estado de Minas

Semana começa com variações de temperatura e geada em Minas Gerais

Céu claro em Belo Horizonte nesta segunda. Na foto, academia da cidade na Avenida dos Andradas - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press
A semana começou com temperaturas baixas em Belo Horizonte e no Sul do estado, onde houve geada, e os próximos dias devem ser marcados por grande amplitude térmica, como é denominada a variação entre a temperatura mínima e a máxima. 

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a menor temperatura registrada no estado hoje foi 0,4°C em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais. Em Maria da Fé, na mesma região, a estação meteorológica automática marcou 1,9°C, segundo o Inmet, mas moradores disseram que termômetros chegaram a marcar -0,5°C no Bairro Reserva. Houve geada na cidade.

“Hoje o dia será de céu parcialmente nublado com nevoeiro e névoa úmida ao amanhecer nas regiões dos vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doe e na Zona da Mata. No restante do estado, céu claro com névoa seca”, explicou a meteorologistas.

Em Belo Horizonte, a menor temperatura foi de 10,5°C na estação meteorológica da Pampulha e a máxima prevista pode chegar aos 27°C. Ou seja, uma variação de temperatura de 17 graus entre a manhã e a tarde.

 

“A massa de ar seco tende a perder força no decorrer da semana, mas predomina o céu claro, com grande amplitude térmica ao longo do dia. O início da semana é com tempo seco e grande variação de temperatura em praticamente todo o estado. A amplitude térmica é normal nesta época do ano, a ausência de nebulosidade faz isso”, detalhou a meteorologista do Inmet. Já na faixa Leste de Minas, segundo ela, a nebulosidade é maior por conta da proximidade com o litoral Sudeste, recebendo ventos do oceano. 
.