Até quarta-feira, a usina da Usiminas em Ipatinga, no Vale do Aço, deve retomar a produção total que havia sido interrompida após a explosão de um gasômetro na última sexta-feira, 10 de agosto. A informação foi confirmada pela siderúrgica por meio e um comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira.
Leia Mais
Após explosão na Usiminas de Ipatinga, sindicato quer mais segurançaFuncionários voltam ao expediente normal nesta segunda-feira, diz UsiminasExplosão na Usiminas em Ipatinga: autoridades investigam danos ao meio ambienteExplosão UsiminasUsiminas divulga possíveis causas para explosão em IpatingaEletricista que se acidentou na Usiminas de Ipatinga está na UTIMais um acidente é registrado na Usiminas de IpatingaMP abre inquérito para apurar danos ambientais provocados por explosão na UsiminasAssaltante rouba moto, troca tiros com a polícia e faz ameaças ao ser presoNo documento, a Usiminas explica que a explosão atingiu um dos quatro gasômetros da usina e ficou concentrada apenas neste equipamento. “Apesar de as causas do acidente ainda estarem sendo investigadas, tanto pela empresa como pelas autoridades públicas, a companhia esclarece que toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina da Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais”, esclarece.
A Usiminas e autoridades públicas realizaram um monitoramento da presença de gases na comunidade e não há registro de anormalidade, de acordo com a empresa. “Apesar dos impactos, em momento algum houve risco para a comunidade de Ipatinga”, diz. “A companhia esclarece, ainda, que possui seguro para este tipo de evento, incluindo seguro do equipamento em si, ressarcimento de danos a terceiros e lucros cessantes, e já está tomando as medidas necessárias junto à seguradora”, explica.