Um incêndio em uma mata às margens da Avenida Nossa Senhora do Carmo assustou moradores e deu trabalho para o Corpo de Bombeiros. As chamas tiveram início no fim da manhã desta segunda-feira no Bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, próximo à Praça das Constelações. Algumas pessoas chegaram a utilizar mangueiras para tentar apagar o fogo e evitar a propagação para casas e comércios próximos. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros terminaram por volta das 15h30. Uma área de aproximadamente quatro hectares de vegetação foi detruída.
As chamas tiveram início por volta de 10h, segundo comerciantes que têm imóvel próximo a região. Devido ao tempo seco e os ventos, rapidamente elas se propagaram, provocando medo. O funcionário de uma oficina de carros, Wellington Pereira da Silva, informou que chegou a utilizar uma mangueira para tentar evitar a chegada do fogo.
“Do nada começou pegar fogo por volta de 10h. Começou embaixo aqui. Peguei a mangueira para tentar dar uma amenizada. Estava com medo de pegar fogo nos carros aqui próximos. Os bombeiros chegaram rapidamente e conseguiram conter as chamas”, disse. “Hoje deve ter aproximadamente 70 carros aqui dentro, então ficamos com medo”, contou.
A apreensão também tomou conta de funcionários de uma loja de fabricação de móveis. A arquiteta e urbanista Talita Teixeira afirmou que se assustou com a velocidade que as chamas se espalharam. “Ficamos um pouco surpresos, pois foi sem a gente perceber. Alastrou muito rápido. Prejudicou um pouco o trabalho da gente, mas sabemos que é coisa imprevista e que não tem como a gente prever”, comentou. “Ficamos apreensivos, ainda mais, que trabalhamos com madeira de demolição. O que nós pensamos é que poderia alastrar rapidamente”, completou.
Segundo ela, a loja já tinha sido limpa por duas vezes nesta segunda-feira. Devido a fuligem, o serviço terá que ser repetido.
O combate foi realizado por 17 combatentes, que usaram mochilas costais e abafadores para apagar as chamas. Ao todo, foram gastos aproximadamente 20 mil litros de água. O local de difícil, os ventos fortes e o tempo seco foram prejudicaram os trabalhos.