Jornal Estado de Minas

Umidade cai e deixa Belo Horizonte em estado de alerta


Os efeitos provocados pelo tempo seco pioraram em Belo Horizonte. A capital mineira entrou em estado de alerta nesta terça-feira. A umidade relativa do ar chegou a 19%. No interior de Minas, o clima semelhante a deserto continua. Desta vez, moradores de Conceição das Alagoas, na Região do Triângulo Mineiro, quem sofreram com a secura. Os índices no município ficaram em 12%. Nesta quarta-feira, a situação deve ficar ainda pior. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos a saúde.



A capital mineira já estava em estado de atenção devido ao tempo seco. Na segunda-feira, a umidade relativa do ar ficou em 28%. Os números caíram ainda mais, atingindo 19% por volta das 15h na Pampulha. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é 60%.

A baixa umidade está sendo provocada por uma massa de ar seco que está sob o estado. A proximidade de uma frente fria deve piorar a situação nesta quarta-feira.
“Quando acontece a aproximação de frentes frias, há um aumento de temperatura, por isso, o tempo seco deve se intensificar”, explicou o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os termômetros também devem disparar. Nesta terça-feira, a temperatura máxima ficou em 28,1ºC. Amanhã, pode chegar a 30ºC. Na quinta-feira, os índices de umidade relativa do ar devem melhorar. “Apesar de ser de fraca intensidade, a frente vai provocar um alívio a partir de quinta-feira”, completou o especialista.

Interior


Cidades do Triângulo Mineiro vivem dias com clima de deserto. Na segunda-feira, Uberlândia teve 12% de umidade relativa do ar.
O mesmo valor foi registrado nesta terça-feira em Conceição das Alagoas. O número é o mais baixo do dia. Há um alerta para a continuação do tempo seco nos próximos dias nas regiões Noroeste, Norte, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Oeste e Sul de Minas. Os índices devem ficar entre 12% e 20%.

Cuidados


Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele. .