Belo Horizonte foi a cidade escolhida pelo Ministério da Saúde para o lançamento do dia nacional escolhido para o combate ao sarampo e à poliomielite. O ministro Gilberto Occhi esteve na capital mineira na tarde deste sábado e destacou que o Brasil precisa alcançar a meta de 95% de imunização das crianças entre 1 e 4 anos.
Leia Mais
Movimento nos postos de saúde de BH é fraco em dia de vacinação nacionalSuspeitas de sarampo chegam a cidades da Grande BH; veja númerosMinas investiga 42 casos suspeitos de sarampoCom baixa cobertura vacinal, PBH vai vacinar crianças contra polio e sarampo nas UmeisVacinação contra polio e sarampo fica abaixo da expectativa em MG e BHHospital Sofia Feldman pode receber aumento de recursos do governo federalO ministro visitou o Centro de Saúde São Geraldo, no bairro homônimo, Leste de BH, onde as famílias que levaram suas crianças para vacinar foram recebidas por profissionais da saúde fantasiados de personagens infantis, tudo para melhorar o clima entre os pequenos mais assustadas com a agulhada que protege contra o sarampo e a gotinha contra a paralisia infantil.
Jackson Machado Pinto, que é secretário de Saúde de BH, destacou que as pessoas não podem deixar de levar os filhos para vacinar. “Nós precisamos que as pessoas estejam convencidas a trazer seus filhos para vacinar. É isso que vai promover maior circulação dos anticorpos pela população e vai impedir que a doença chegue aqui. Desde 1997 não temos casos de poliomielite no Brasil e esperamos que não aconteça”, afirma.
Apesar de o Ministério da Saúde ter escolhido um dia de mobilização nacional contra as duas doenças, a campanha de vacinação vai até 31 de agosto e, em Belo Horizonte, mais de 109 mil crianças integram o público-alvo que precisa se vacinar.