Um incêndio que se iniciou na manhã desta terça-feira, no Parque Nacional da Serra da Canastra continua avançando sobre a mata. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo teve início na estrada principal do Chapadão da Canastra, entre as portarias de São João Batista da Serra da Canastra e Sacramento, municípios que ficam na divisa entre as regiões Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.
A brigada do parque foi acionada para iniciar o combate, porém os ventos e a baixa umidade fizeram com que as chamas se alastrassem rapidamente. Além dos 41 combatentes servidores do parque, 14 brigadistas do Grupo Ambietalista do Torto (GAT-Brasília) e Parque Nacional de Brasília, além de seis bombeiros do 8° Batalhão de Uberaba auxiliam no combate às chamas.
Ainda para ajudar a enfrentar o incêndio, a Força Tarefa Previncêndio disponibilizou um helicóptero, que está em operação no local. Duas aeronaves de combate com capacidade de 2,5 mil litros de água também foram acionadas e devem iniciar o combate às chamas nesta quinta-feira.
De acordo com a ICMBio, esse é o primeiro incêndio registrado neste ano no Chapadão da Canastra e até o momento o fogo atingiu uma área aproximada de 8.000 hectares.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais