Vinte alunos da rede pública participam do curso de salvamento da Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira, na Avenida Vilarinho, na Região se Venda Nova, em Belo Horizonte. A via é uma das que mais registram alagamentos durante o período chuvoso na capital.
Leia Mais
Implantação de bacia de detenção contra enchentes na Pampulha entra em nova faseEdital quer agilizar obras contra enchentes na Avenida Cristiano MachadoVítimas relatam momentos de pânico durante enchente na Avenida VilarinhoDefesa Civil emite alerta de baixa umidade na capitalDesempenho de alunos de Minas em português e matemática preocupa, indica SaebFumaça invade cidade e causa problemas respiratórios na populaçãoA iniciativa da Defesa Civil de Belo Horizonte começou em 2015 e já treinou mais de 11,5 mil alunos em escolas em áreas de risco.
- Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press
“Eu gostei muito dessa atividade. Se acontecer uma chuva forte, eu já sei como ajudar as pessoas. Aprendi a arremessar a corda. Isso pode até salvar vidas”, contou Nicolle Oliveira da Silva, de 15 anos. Ela diz que vai ensinar as técnicas aos familiares quando chegar em casa.
O agente de Proteção e Defesa Civil Adilson Martins da Silva explica que o trabalho é multiplicador, já que as crianças aprendem e ensinam aos amigos e pais. “É um trabalho de conscientização e de medidas de autoproteção. Nós explicamos pra eles as dinâmicas das chuvas, como os alagamentos acontecem e como se manter em segurança”, informou o agente.
.