Vinte alunos da rede pública participam do curso de salvamento da Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira, na Avenida Vilarinho, na Região se Venda Nova, em Belo Horizonte. A via é uma das que mais registram alagamentos durante o período chuvoso na capital.
A iniciativa da Defesa Civil de Belo Horizonte começou em 2015 e já treinou mais de 11,5 mil alunos em escolas em áreas de risco.
“Eu gostei muito dessa atividade. Se acontecer uma chuva forte, eu já sei como ajudar as pessoas. Aprendi a arremessar a corda. Isso pode até salvar vidas”, contou Nicolle Oliveira da Silva, de 15 anos. Ela diz que vai ensinar as técnicas aos familiares quando chegar em casa.
O agente de Proteção e Defesa Civil Adilson Martins da Silva explica que o trabalho é multiplicador, já que as crianças aprendem e ensinam aos amigos e pais. “É um trabalho de conscientização e de medidas de autoproteção. Nós explicamos pra eles as dinâmicas das chuvas, como os alagamentos acontecem e como se manter em segurança”, informou o agente.