Leia Mais
Pontos turísticos de BH terão nova iluminação para aumentar segurança Implantação de bacia de detenção contra enchentes na Pampulha entra em nova faseEdital quer agilizar obras contra enchentes na Avenida Cristiano MachadoAplicativo vai alertar sobre áreas de riscos em Ouro PretoGaroto de cinco anos recebe visita de bombeiros em seu aniversárioDefesa Civil de BH alerta para pancadas de chuva neste sábadoO agente de Proteção e Defesa Civil Adilson Martins da Silva explica que o trabalho é multiplicador, já que as crianças aprendem e ensinam aos amigos e pais. “É um trabalho de conscientização e de medidas de autoproteção. Explicamos para eles as dinâmicas das chuvas, como os alagamentos ocorrem e como se manter em segurança”, informou o agente.
Ano passado, a Defesa Civil lançou um canal exclusivo para emissão de alertas para os moradores, comerciantes, pedestres e motoristas que utilizam a Avenida Vilarinho. Pelo canal público do aplicativo Telegram, são repassadas previsões e alertas sobre os risco provocados pelas chuvas. Qualquer usuário do aplicativo pode acessar o canal. O Twitter também está sendo usado como ferramenta de alerta do Sistema de Defesa Civil do município, incluindo dicas de prevenção contra acidentes.
OBRAS Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), a prefeitura ainda tenta vialibilizar a contratação de estudos atualizados para subsidiar a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, que indicarão as soluções adequadas para a mitigação das inundações na Avenida Vilarinho. Na via, há uma insuficiência no sistema de drenagem que a secretaria atribui ao crescimento da ocupação ao longo da bacia, com comprometimento do funcionamento dessas estruturas pelo acúmulo de lixo e entulho. “Entre as intervenções necessárias para o controle das inundações na bacia do Córrego Vilarinho está o tratamento de fundo de vale e controle de cheias na bacia do Córrego do Nado: sub-bacia do Córrego Lareira e sub-bacia do Córrego Marimbondo. O empreendimento encontra-se em licitação.
Ainda de acordo com órgão, a prefeitura fez diversas obras na bacia para minimizar os problemas causados pelos alagamentos: implantação das bacias de detenção do Córrego Vilarinho e da Avenida Liege, adequação da seção interna do canal para melhorar a sua condição hidráulica de escoamento e a implantação de grelhas sobre a galeria para facilitar a captação das águas para seu interior. Foram ainda implantadas na região as bacias de detenção do Complexo Várzea da Palma, na Bacia do Córrego da Avenida 12 de Outubro, que contribui para o trecho crítico. Segundo a Smobi, há seis empreendimentos em andamento no momento e outras cinco obras previstas para reduzir os efeitos da chuva em Belo Horizonte.
Leonardo Júnior, estudante