As celebrações do Dia de Padre Eustáquio lotam a Igreja Padre Eustáquio (Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz), localizada no bairro de mesmo nome, na Região Noroeste da capital mineira, desde o início da manhã desta quinta-feira. A expectativa é de que 25 mil pessoas passem no santuário, onde são lembrados os 75 anos da morte do padre holandês que se envolveu seu trabalho pastoral no Triângulo Mineiro e em Belo Horizonte. A programação especial continua durante todo o dia.
Leia Mais
Cortejo celebra Omolu, o orixá da saúde, em Belo HorizonteCongonhas e Ouro Preto celebram 280 anos de Aleijadinho: veja a programaçãoFiéis celebram retorno da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem à sua casaEncontro em Belo Horizonte celebra os 70 anos de criação do estado de IsraelPadre é afastado de igreja de Betim depois de confusão com fiéisFiéis celebram Padre Eustáquio e lotam igreja onde beato trabalhouSegundo o pároco, Padre Eustáquio se preocupava em ajudar todas as pessoas. “Uma coisa muito interessante é que ele trabalhava no santuário de Nossa Senhora da Abadia, que era um ponto de concentração das pessoas uma vez por ano. Ele fundou um jornal e dizia para o povo: 'uma vez por ano vocês vêm a casa de Nossa Senhora. Assinando o jornal, Nossa Senhora vai até a sua casa todos os meses'. Ai o jornal era um meio de ensinar as coisas práticas na vida das pessoas. Então, é um homem que tinha uma fé comprometida com a realidade da vida humana”, contou.
Beato Padre Eustáquio veio para Belo Horizonte em 1942, quando assumiu a Paróquia São Domingos, e morreu no ano seguinte. Já em vida, era considerado um homem santo e foi beatificado, em Belo Horizonte, no dia 15 de junho de 2006.
As liturgias em homenagem aos 75 anos da morte do beato começaram às 6h. A programação segue nesta quinta-feira. As liturgias vão acontecer 14h, 16h, 18h e 20h. A última celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Além da programação especial, o evento conta com participações especiais. Uma equipe de 19 pessoas da TV holandesa Omroep Brabant vão acompanhar as celebrações. Entre os membros estão sobrinhos de Padre Eustáquio. O beato nasceu em Aarle-Rixtel, um distrito do município neerlandês de Laarbeck, na província de Brabante do Norte. Em BH, os jornalistas vão mostrar os preparativos para a festa dedicada ao padre. Desde o último sábado (25), eles registram locais ligados à trajetória do beato no Brasil.