Estudantes de Minas Gerais tiveram desempenho preocupante nas disciplinas de português e matemática na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) feita no ano passado. Os índices apontam um declínio do aprendizado à medida que as séries avançam. No 3º ano do ensino médio, os níveis alcançados por 71% dos alunos foram insuficientes em língua portuguesa e 70,52% tiveram o mesmo resultado em matemática. No 5º e 9º anos do ensino fundamental, cerca de 32% e 60%, respectivamente, tiveram resultados insuficientes em língua portuguesa, e 26% e 62% ficaram na mesma classificação em matemática. Em Belo Horizonte, somente 2,85% dos alunos do 9º ano tiveram desempenho adequado em português, e 3,1% em matemática. No 5º ano esses índices são de 16,18% para a primeira e 17,5% para a segunda matéria. A rede municipal não oferece ensino médio.
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Em BH, os estudantes do 5º ano tiveram um desempenho um pouco melhor.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que Minas apresentou melhoras no desempenho nas duas matérias em todos os níveis de ensino avaliados em relação à última medição, realizada em 2015. “O estado figura entre outros nove da Federação que conseguiram apresentar, em todas as etapas, em língua portuguesa e matemática, proficiência acima da média nacional”, finalizou.
Já a Secretaria Municipal de Educação informou que não pode comentar a questão, pois não foi possível ainda analisar os dados..