O segundo Dia D da vacinação contra sarampo e poliomielite terminou e a campanha ainda não foi suficiente para bater a meta de 95% do público-alvo (crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) em Belo Horizonte. Segundo o balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde no fim da tarde deste sábado, a cidade atingiu 83,71% da população a ser vacinada – formada por 109 mil crianças dentro da faixa etária da campanha.
Leia Mais
Chega a 81 o número de casos de sarampo sendo investigados em Minas GeraisGrande BH tem ao menos 30 casos suspeitos de sarampoCampanha de vacinação contra a pólio e sarampo é prorrogada até dia 14 em BHCampanha contra o sarampo acaba; ação segue nas UmeisCampanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada em Minas GeraisComo a meta não foi alcançada, o representante da prefeitura informou que novas medidas serão tomadas nas próximas semanas para vacinar o maior número de pessoas. Ligações dos profissionais dos centros de saúde para as famílias que têm registros na unidade estão entre as medidas programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), conforme Fabiano Pimenta. Ele também ressaltou que visitas às casas das crianças desprotegidas também estão no cronograma.
Preciso me vacinar?
A imunização contra o sarampo passa por duas doses: a primeira aos 12 meses de idade (tríplice viral – contra sarampo, rubéola e caxumba) e a segunda aos 15 meses de idade (tetraviral – contra as mesmas doenças e catapora). As crianças entre 5 e 9 anos precisam receber duas doses da tríplice. Para quem tem entre 10 e 29 anos e nunca se vacinou contra as doenças, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) indica a aplicação de duas doses tríplice viral, com intervalo de 30 dias. Pessoas entre 30 e 49 anos precisam de uma dose para ficar imunes. Os maiores de 49 anos são considerados imunes ao sarampo, uma vez que já conviveram com a doença.