O concurso da Polícia Militar (PM), realizado nesse domingo, foi alvo de uma tentativa de fraude em Montes Claros, na Região Norte de Minas, com o uso de ponto eletrônico para o repasse das respostas das questões. Cinco pessoas suspeitas de envolvimento com a ação fraudulenta foram presas pouco depois de iniciada a aplicação das provas. O comando regional da PM garante que, devido à rápida descoberta do esquema e à prisão dos suspeitos, não houve nenhum prejuízo ao concurso e aos candidatos.
O concurso foi aplicado após impasse na Justiça por causa da exigência de curso superior, questionada pela Defensoria Publica de Minas Gerais, que chegou a conseguir uma liminar, suspendendo o certame. A liminar foi cancelada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, que garantiu a realização do concurso, com o total de 58.116 candidatos, disputando 1.560 vagas. Em Montes Claros, fizeram os testes 5.937 candidatos.
Leia Mais
TJMG mantém concurso de soldado da PMJustiça suspende concurso de soldado da PM Liminar derruba exigência de curso superior em concurso de soldado da PMPM apreende submetralhadoras e fuzis em fazenda em Taquaraçu de MinasPM prende dupla com 20 barras de maconha em carro na Região Nordeste de BHÔnibus voltam a circular em Ribeirão das Neves após PM prometer intensificar açõesOs policiais foram até um Bairro Vila Regina, onde o mentor da fraude foi preso. Durante as buscas no local, foram encontrados dispositivos eletrônicos receptores “simulacro de cartão magnético”, um aparelho celular e uma central de circuito interno de TV.
Na sequência, foram identificados e detidos mais três suspeitos de participação no esquema. Dois candidatos faziam provas no campus da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.
O comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Montes Claros, coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges, assegura que “a referida tentativa não acarretou nenhum prejuízo ao concurso” e que “a ação rápida dos policiais garantiu, ainda mais, a lisura do certamente, com a desarticulação do esquema e prisão daqueles que tentaram fraudá-lo”..