Estratégia apontada como uma das responsáveis pela diminuição da criminalidade em Belo Horizonte será expandida para o interior de Minas Gerais. As bases móveis comunitárias começarão a ser instaladas em outras cidades mineiras ainda neste mês. Primeiro, serão contemplados municípios da região metropolitana. Em seguida, em outubro, passa a fazer parte de outras cidades. Ao todo, são 106 veículos adquiridos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira após a reunião do comitê de segurança pública do estado.
Leia Mais
PM terá veículos blindados para combater ataques a bancos em MinasBases comunitárias da PM seguirão para a Grande BH e o interiorPM atribui queda em índices de roubo à ação de bases comunitáriasPM põe em funcionamento 86 bases móveis comunitárias nas ruas de BHPolícia Militar recebe 86 bases móveis para Belo Horizonte; veja os endereçosTurbulência causa susto em voo com o presidente da InfraeroMinas tem redução de 10 crimes violentos, mas estupro de vulnerável e extorsão sobemDe acordo com o governador Fernando Pimentel (PT), a partir da próxima semana, as bases móveis passam a ser distribuídas para cidades da Grande BH. “Vamos começar na região metropolitana, com Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano, e depois, logo em seguida, para o interior, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba. Então, ao longo deste mês e do mês que vem, vamos estender o modelo de base de segurança, que está dando muito certo em Belo Horizonte, para o interior todo”, afirmou.
A escolha das cidades foi feita devido ao porte e concentração de pessoas. “São locais onde o conceito da base de segurança comunitária se encaixa perfeitamente, que é um conceito de ostensividade, visibilidade e prevenção. Então, a gente instala base justamente em lugares que tem grande concentração de pessoas e fluxo de veículos”, explicou o coronel Helbert Figueiró, comandante-geral da PMMG.
Segundo o coronel, foram adquiridas 120 bases de segurança comunitária.