Os índices de criminalidade em Minas Gerais continuam em queda. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), divulgados nesta segunda-feira, mostram que 10 de 12 crimes violentos apresentaram redução de janeiro a agosto deste ano, comparado com o mesmo período de 2017. Destaque para o roubo, que caiu 33,1%. Em contrapartida, as ocorrências de estupro de vulnerável e extorsão mediante a sequestro, subiram.
Leia Mais
Mulher morta pelo ex em clube de BH já tinha sido esfaqueada por ele em agostoCidades da Grande BH e do interior de Minas começam a receber bases móveis da PMPM terá veículos blindados para combater ataques a bancos em MinasHomem que matou a ex em clube no Barreiro é autuado por feminicídio Sargentos da PM são presos por tentar extorquir vítima de roubo em BHPolícia prende oito acusados de estupros em Minas GeraisGrupo de quatro homens estupra mulher no Norte de MinasHomem finge sequestro para extorquir família e acaba preso em MinasDe janeiro a junho, a cada três dias uma mulher foi vítima de feminicídio em MinasOito pessoas morreram nas estradas federais em MG durante recesso da IndependênciaTurbulência causa susto em voo com o presidente da InfraeroOs homicídios também tiveram queda.
Já o estupro de vulnerável consumado continua sendo um desafio. Neste ano, foram registradas 2.003 ocorrências. Nos primeiros oito meses do ano passado foram 1.866, aumento de 7,34%. Já a extorsão mediante a sequestro consumado saiu de 38 registros em 2017, para 43 em 2018.
Belo Horizonte
Na capital mineira, a maioria dos índices de criminalidade caíram, segundo a Sesp. O roubo teve redução de 36,1% nos primeiros oito meses. Já o homicídio, caiu 29,7%, e a tentativa de homicídio, 31,2%. A maior queda registrada foi na extorsão mediante a sequestro, com 50% a menos de ocorrências.
Em contrapartida, três crimes tiveram aumento. A tentativa de estupro subiu 9,6%, saltando de 31 registros para 34. O estupro de vulnerável consumado aumentou 5,6%, e o furto consumado subiu 5,5%. .