Uma festa regada a solidariedade e repleta de significados está sendo preparada pela Jornada Solidária do Estado de Minas para receber os convidados que comparecerem hoje à noite, a partir das 19h30, no Ponteio Lar Shopping, para participar de mais um projeto beneficente em torno de suas obras sociais. Desta vez, trata-se de um desfile que contará, na passarela e por meio de looks interpretados por 20 estilistas, a história da moda ao longo de 90 anos, tempo de vida que o grande jornal dos mineiros comemora.
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JORNADA Toda a renda arrecadada com o desfile será destinada à Jornada Solidária, programa de responsabilidade social da empresa, que nos últimos 15 anos, sob a presidência de Nazareth Teixeira da Costa, mudou completamente a sua forma de atuar. O foco continua sendo as creches carentes, mas, se no passado o dinheiro conseguido ao longo do ano era distribuído para elas em uma festa natalina, hoje o apoio e os cuidados são muito mais efetivos e certeiros. “Consideramos que o Natal é uma época em que as pessoas se sensibilizam com as necessidades dos outros e sempre contribuem, mas essas necessidades continuam existindo durante o ano.
“O objetivo é ajudar, dar assistência e vigiar o que está feito. Detectamos o que a instituição está precisando e prioriza-se, seja a reforma de uma cozinha ou de banheiros. Às vezes, é o caso de implantar uma biblioteca ou brinquedoteca. As verbas são repassadas de acordo com esses projetos e há uma prestação de contas no final”, ressalta. Durante essa década e meia, foram realizadas reformas estruturais em mais de 50 instituições e o programa, bem-sucedido, foi levado para Brasília.
DESFILE A moda é reflexo do comportamento da sociedade e de seus movimentos a partir da política e da economia. Os 90 anos do EM serão refletidos a partir dessa visão, por meio de looks criados por 20 estilistas/marcas de Belo Horizonte, a partir de suas interpretações pessoais e DNA das grifes que comandam. O encarregado de costurar a ideia e traduzi-la na passarela é o experiente Zeca Perdigão, que assinará a produção e styling do evento. O salão Tif’s será responsável pela beleza dos modelos, cujo casting está sendo cedido pela Agência Doze/Júlio Martins. E o DJ Carlo Dee prepara uma trilha sonora especial, entremeada por músicas relacionadas com as décadas destacadas.
Os escolhidos para interpretar e exibir esse amplo painel histórico, social e comportamental foram: Ronaldo Fraga e Liana Fernandes/Liana Atelier (década de 1920); Marília Pitta e Regina Matina/DTA (1930); Soninha Lessa e Cláudia Fagundes/Condotti (1940); Patrícia Motta e Liliane Rebehy Queiroz/Coven (1950); Helen Carvalho e as filhas Georgiana e Stefânia Mascarenhas/Bárbara Bela e Márcia Queiroz/Printing (1960); Lilian e Soraia Abras/Bella Pelle e Terezinha Santos (1970); Victor Dzenk e Fátima Scofield (1980); Valéria Lemos/Essenciale e Renato Loureiro (1990).
A década de 2000 vai ser representada por Carolina e Marcela Malloy/Arte Sacra e por Gina Guerra e Patrícia Schettino/Gig, e a atual, sinônimo de diversidade de estilos, será interpretada por Fernanda e Edna Thibau/Alphorria e Iorane Rabelo/Iorane. A TR Unique, de Tetê e Patrícia Rezende, também vai ceder alguns looks masculinos para composição do desfile. Esse conjunto de looks ficará exposto no mall do Ponteio até o final de setembro.
Além deles, os estilistas apresentarão ainda, cada um deles, durante o desfile, uma peça referente às suas coleções verão/2019. Todas elas serão leiloadas entre os convidados, com o objetivo de arrecadar fundos para o programa assistencial da empresa. A ideia é que integrem uma exposição no Museu da Moda de Belo Horizonte – Mumo.
Os convidados ajudarão a arrecadar dinheiro para a reforma da Creche Comunitária Padre Francisco Carvalho Moreira, que fica no Bairro São Geraldo. As obras preveem a mudança de lugar da cozinha, despensa e refeitório, que passarão dos fundos para a entrada, com o objetivo de evitar o trânsito de estranhos na instituição, garantindo a segurança das crianças. Além disso, será preciso construir um segundo andar para instalar o parquinho. A construtora MRV ofereceu o estudo do solo e o cálculo estrutural e a empresa de concretagem Topmix venderá o concreto abaixo do preço de custo.
CONVITES Um evento deste porte e de caráter beneficente requer a contribuição de muitos parceiros e voluntários, a começar pelas patronesses, encarregadas de vender os convites. Eles ainda podem ser adquiridos hoje nas lojas Alphorria, Átmo, Bárbara Bela, Iorane Belvedere e Vila da Serra, Coven, Printing, Marilia Pitta, Patrícia Motta, Grande Hotel Ronaldo Fraga, Condotti, Essenciale. Se a opção for on-line, o endereço é a Central de Eventos. O coquetel que será servido aos convidados antes do desfile será assinado pelo Buffet Cantídio Lana. A Equipage, Luiza Barcelos, Elisa Atheniense, Why Video, Equipe 1, Luxo Natural, Mais Móveis, Fofíssimo, Rede Mater Dei de Saúde, Phillip Martins, Salamandra Comunicação/Heloisa Aline, Central Press e Agência Casasanto, encarregada de toda a campanha publicitária, também se juntaram à causa da Jornada Solidária. Assim como a Romero Coquetéis Exclusivos, a Company Events e a ZCM Conservadora. Depois do leilão, haverá sorteio de alguns presentes, entre eles kits da DTA, bolsa da Equipage e uma joia da Talento. Os patrocinadores do evento são Ponteio Lar Shopping e o Instituto MRV.
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