As comemorações pelo dia da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, começaram bem cedo, quando mais de 2 mil pessoas, a maioria do Apostolado da Oração, chegaram ao topo da Serra da Piedade, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante todo o dia era praticamente impossível enxergar um palmo adiante do nariz, devido à nebulosidade, principalmente na frente da antiga ermida do século 18, hoje basílica, que guarda a imagem da padroeira esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijdinho (1738-1814).
Leia Mais
Solenidade da início ao processo de beatificação de Monsenhor DomingosSerra da Piedade comemora 60 anos da proclamação da padroeira de MinasTemplos da Serra da Piedade viram santuários irmãos de basílica em IsraelUnidades de conservação do Quadrilátero Ferrífero devem ser integradasComunidade reabre igreja fechada há 10 anos, limpa, celebra missa e pede retomada das obrasJá para a cerimônia de abertura do processo de beatificação do mineiro natural de Caeté, vieram ônibus de Belo Horizonte, Lavras e Santos Dumont, Congonhas e Divinópolis, dos estados do Tocantins e Rio de Janeiro e de Brasília (DF). Moradora de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, e usando camisa com o rosto estampado de Monsenhor Domingos, Lourdes Eduviges Guimarães disse que põe muita devoção na candidatura a beato, e depois a santo, do Evangelista da Piedade. “Tenho fé nele desde pequena, aprendi com minha mãe”, contou. Na caravana de Brasília, a professora Gláucia Andréa Penha Carvalho, do Instituto São José, se mostrou satisfeita ao participar da festa na Serra da Piedade. “Estou encantada com este lugar. É importante destacar que a congregação faz um belo trabalho e mantém vivos os sonhos do monsenhor”, disse.
Santidade e simplicidade
Natural de Caeté, na Grande BH, monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro passou a vida servindo a Deus e ajudando as pessoas. De acordo com a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, por ele fundada, “sua existência foi admirável e sua pureza de costumes, os benefícios de suas obras apostólicas e a confiança na providência divina diante dos sofrimentos, características predominantes”.