Resgate da qualidade de vida, de direitos e da cidadania. Esse é o propósito do projeto Rua de Respeito, promovido pelo Serviço Social Autônomo (Servas) para integração social das pessoas em situação de rua. O evento, que está em sua 6ª edição estará embaixo do Viaduto Santa Tereza, na Rua Aarão Reis, na Região Leste de BH, nesta terça-feira, das 8h às 16h.
A ação vai oferecer diversos serviços para as pessoas em situação de rua, possibilitando o acesso a tratamento odontológico básico, exames básicos de saúde, orientação jurídica, consulta previdenciária, corte de cabelo e apresentações culturais.
“O objetivo é discutir o fenômeno da população de rua em Minas Gerais. É um dia que promove a essas pessoas o acesso a direitos que qualquer cidadão tem. Todos os serviços oferecidos são realizados por voluntários, em sua maioria universitários. A ideia é trazer o resgate de cidadania das pessoas em situação de rua, até quem sabe conseguir com que alguns deles saiam dessa situação”, conta Rodrigo Fernandes, diretor de investimento social do Servas.
Ainda segundo o diretor, o Rua de Respeito já beneficiou mais de dois mil moradores de rua em Minas desde 2015, contando com mais de 70 parceiros institucionais. A última edição realizada na capital foi em setembro do ano passado, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, e atendeu mais de 900 pessoas.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais