As motosserras não param de trabalhar em Belo Horizonte. O número de podas nos primeiros oito meses deste ano já são 72,1% maiores do que foi registrado de janeiro a dezembro de 2017. O número de supressões é ainda maior. Já chega a 83% a mais dos cortes realizados no mesmo período. Mesmo com a intensificação dos trabalhos e o aumento no investimento, que hoje é de aproximadamente R$ 8 milhões, moradores continuam em risco. Ontem, galhos de uma árvore caíram no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital mineira, e atingiram dois carros. A rede elétrica também foi afetada, o que deixou moradores sem energia elétrica por obras. Ninguém ficou ferido.
Leia Mais
Árvore cai no Bairro BuritisOperação detecta mais de 1,2 mil hectares de Mata Atlântica desmatados em cinco cidades mineirasChuva afeta volta para casa em Belo HorizonteÁrvore cai sobre carros no Bairro BuritisPrevisão é de primavera quente e com chuva abaixo da média em Minas GeraisOperação policial cumpre mandados contra menores infratores na SerraAs ações acontecem em toda cidade.
Para se ter uma ideia do aumento de ações nas árvores da capital mineira, vale comparar com os dados do ano passado. De janeiro a dezembro de 2017, foram realizadas 16.445 podas, o que equivale a 45 ações deste tipo por dia. Já as supressões, foram realizadas 3.041, uma média de oito diariamente.
CASO REGISTRADO Mesmo com mais ações e investimentos, os moradores continuam em risco. Ontem, mais um caso foi registrado. Desta vez, foi na Rua Vitório Magnavacca, no Bairro Buritis. Galhos de uma árvore do espécime Pau-ferro grande caíram e atingiram dois carros que estavam estacionados. A ocorrência aconteceu por volta das 14h. Os galhos atingiram dois carros no encontro com Rua Heitor Menin. A rede elétrica também foi atingida. E os moradores tiveram a energia cortada.
De acordo com a Cemig, houve danos em um transformador. Equipes foram ao local e isolaram o risco de eletrocussão.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que uma vistoria foi feita na árvore e foi identificado que ela estava infestada de cupins. “Foi realizada uma vistoria no local e identificou que o motivo da queda do galho foi por ataque de cupins. Informa também que a árvore em questão já se encontrava na programação de podas, porém diante da situação atual foi autorizado o serviço de supressão que está programado para acontecer amanhã (terça-feira)”, informou por meio de nota..