Já imaginou integrar a exposição de um museu ao lado de grandes nomes como Portinari e Guignard? O Espaço do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recebendo colecionadores que desejam exibir ao público seus objetos dentro do museu. Os materiais ficarão em destaque na mostra Colecionar o mundo: objetos %2b ciência cultura. Isso ocorre durante a 12ª Primavera de Museus e Jornada de Educação em Museus – na capital, são 12 instituições –, que traz como tema “Celebrar a educação em museus”, em um convite à visitação com uma programação variada para todos os públicos. O museu já reúne acervos de 20 centros de cultura e ciência da Rede de Museus da UFMG, como obras de artistas renomados, coleções taxonômicas e artefatos usados na construção do saber.
Leia Mais
Exposição inclusiva recria pinturas de São Francisco de Assis em 3DNa 12ª Primavera dos Museus, série do EM mostra os atrativos de equipamentos de BHMúmias mineiras estavam em alas destruídas pelo fogo no Museu NacionalUFMG reabre Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento neste sábado (4)Percepção dos tons é atração em museu de Belo Horizonte; veja comoSeminário em BH explora atualização tecnológica em sistemas prediais
Em uma roda de conversa, os participantes vão mostrar os acervos que mantêm em casa e compartilhar os motivos que os levaram a colecionar. “Trata-se de uma atividade que vai acontecer no sábado, quando convidamos colecionadores a trazer as suas coleções para que elas fiquem exposta aqui também. Já surgiram coleções de chave, cartão telefônico, cartão-postal, ferro de passar roupa, coleção de terço, palheta”, explicou Wellington Luiz, assistente educacional do museu. Importante lembrar que não tem processo de inscrição, entretanto, a atividade é indicada para pessoas a partir de 5 anos.
No museu também é possível perceber a riqueza artística que a UFMG abriga dentro de seus muros e, agora, abre para a comunidade externa. Os visitantes podem ver peças famosas de nomes como Portinari, Guignard, Burle Marx, Di Cavalcanti, Maria Helena Andrés e outros. Ao lado, a seção Ilustrações Científicas mostra como a união da arte com a ciência foi fundamental para o estudo de espécies. A mostra tem 140 figuras detalhadas de plantas e animais. Coleções Taxonômicas mostram exemplares de peixes, aves, orquídeas, répteis, insetos e tipos de madeira que mostram a biodiversidade de três regiões de Minas Gerais: o Espinhaço Canga, onde fica o Quadrilátero Ferrífero; o Espinhaço Quartzito, que engloba as serras do Cipó e do Caraça; e o Vale do Rio Doce.
TRAGÉDIA DE MARIANA A maior tragédia socioambiental do país, que destruiu Bento Rodrigues, devastada pelos rejeitos que provocaram a morte 19 pessoas, também se tornou um tema de reflexão dentro do museu. A oficina Bestiário do “novo” é a nova exposição do espaço. Nela. o público conhecerá diversas coleções científicas da universidade que mostram animais da região, como gambá-de-orelha-preta, morcego-vermelho-do-sul e tangará. Depois de uma conversa sobre a importância de coleções taxonômicas para o conhecimento humano, os visitantes vão relembrar o rompimento da Barragem do Fundão, que afetou a bacia e pode ter colocado fim a algumas espécies. “Trabalharemos com as crianças a importância da coleção taxonômica da universidade para saber o que, por exemplo, tinha ali na região do Rio Doce depois do crime que aconteceu”, explicou Wellington Luiz. Vale lembrar que as atividades são livres e gratuitas.PROGRAMAÇÃO
Sessões no Planetário
Quando: Sábado
13h – O céu como patrimônio
15h – Entre discos e esquinas
15h30 – Perspectivas austrais
16h – Astronomia indígena
com Libras
Exposição Colecionar o mundo
Quando: até o dia 23. Hoje, amanhã e domingo, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 21h
Classificação: livre
Oficina Museu Imaginário
Quando: Sábado, às 15h
Classificação: a partir de 5 anos
Oficina Você coleciona o quê?
Quando: Sábado, às 18h30
Classificação: livre
Oficina Bestiário do “novo” Rio Doce
Quando: Domingo, às 15h
Classificação: a partir de 6 anos
SERVIÇO
Espaço do Conhecimento UFMG
Aberto ao público de terça-feira a domingo
Local: Praça da Liberdade, 700, Funcionários
Telefone: (31) 3409-8350