O que as cores representam em nossas vidas? Quais lembranças das nossas infâncias elas despertam? Como elas representam nossas manifestações culturais? Esses são alguns dos questionamentos que o espaço Ateliê Científico, localizado no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tenta responder durante a 12ª Primavera dos Museus. A mostra foge do habitual das exposições ao promover dinâmicas com a participação do público visitante, provocado desde a primeira até a última oficina. A primeira delas envolve corantes, enquanto uma segunda prática compreende minerais que, quando iluminados, transmitem tons brilhantes. O último exercício desafia o visitante a desvendar as cores dos objetos sem um sentido fundamental para isso: a visão. O circuito permanece aberto até 28 de setembro – terça, quarta e sexta, das 13h às 17h30, e na quinta, das 16 às 21h.
Leia Mais
Espaço do Conhecimento UFMG celebra a educação nos museusNa 12ª Primavera dos Museus, série do EM mostra os atrativos de equipamentos de BHMúmias mineiras estavam em alas destruídas pelo fogo no Museu NacionalBNDES libera verbas para restauração de patrimônio e criação de museu em MarianaJovens de cidades históricas fazem curso para proteger patrimônioBusca pelo crânio de Luzia continua um mês após incêndio no Museu Nacional“Minha mãe veio para uma palestra aqui e eu não tinha o que fazer.
A segunda dinâmica coloca o cidadão curioso frente a frente com minerais recheados de cores e curiosidades. Entre eles estão o enxofre e o quartzo, dois dos que mais chamam a atenção do público. As pedras apresentam cores chamativas, como o amarelo do enxofre, e podem ser tocadas por quem desejar. Ao ser iluminado com luz negra, os materiais transmitem brilhos intensos.
DESAFIO
A última dinâmica traz um desafio ao público. Como as cores transmitem os ensinamentos culturais pelos quais passamos durante a infância? Com uma venda nos olhos, o visitante cheira alguns objetos e tenta desvendar qual a cor dele.
Na segunda fase, o tato vira o aliado do interessado. O visitante introduz as mãos em uma caixa, apalpa determinados objetos e tenta definir quais são os tons de cada um deles. “Quando pensamos no amor associamos a uma cor. Quando pensamos em algo gelado, também associamos a uma cor.
12ª Primavera de Museus
Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)
Tema: Experiências com as cores em diferentes contextos: artes, ciências, manifestações culturais, etc. São realizadas três experiências diferentes com os visitantes no espaço.
Data: até 28 de setembro
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Bairro Funcionários
Horário de funcionamento: terça,
quarta e sexta, das 13h às 17h30; quinta, das 16 às 21h.