A chuva do mês de setembro na Região Metropolitana de Belo Horizonte já superou a média histórica para o período em três das quatro captações de água da Copasa que abastecem a Grande BH.
Leia Mais
Previsão é de primavera quente e com chuva abaixo da média em Minas GeraisCopasa desmente que Montes Claros voltaria com racionamento depois das eleiçõesSetembro Amarelo: Caminhada de Prevenção do SuicídioBaixa umidade deixa BH em estado de atenção; há previsão de chuva isoladaTemperatura em Belo Horizonte deve chegar aos 32°C hojePor outro lado, no Rio Manso já choveu em 21 dias mais de três vezes do que é esperado para todo o período de 30 dias. Foram 132,5 milímetros neste mês de setembro contra 40,7 da média esperada para o mês.
Dados deste sábado publicados no site da Copasa mostram que o Rio Manso está com 80,6% de sua capacidade, enquanto Vargem das Flores armazena 64,2% e Serra Azul 44,5%.
O perfil deste mês de setembro é bem diferente do ano passado, quando praticamente não choveu na mesma época. No caso do Rio das Velhas, onde a captação é feita diretamente no leito do rio, também choveu mais até agora do que o esperado para todo o mês, o que também contribuiu para aumentar, na última semana, a situação do manacial.
Enquanto o ponto da captação, em Nova Lima, na Grande BH, registrou entre 10 e 12 metros cúbicos de água por segundo desde 1º de setembro, nessa semana o patamar subiu, sendo que em 15 de setembro chegou a 27, mas agora se mantém na casa dos 16.
A Copasa possui uma quinta captação de maior relevância para a região metropolitana que entrou em operação em dezembro de 2015 como solução para o risco de racionamento na Grande BH, diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho.