A semana começou quente em Belo Horizonte e a capital mineira entra em estado de atenção devido ao tempo seco. A umidade relativa do ar chegou a 27% e os termômetros registraram 31,9°C nesta segunda-feira. A previsão é de que as temperaturas caiam na próxima sexta-feira, com a chegada de chuvas fracas e isoladas.
Esta é a terceira maior temperatura do ano registrada na capital. A maior foi em 2 de março, quando a marca alcançou 34,5°C, e a segunda maior em 20 de janeiro, com 33,1°C.
Leia Mais
Bilhete premiado da Mega-Sena em Itaguara foi para aposta únicaMotociclista bate em carro parado no Gutierrez, em BHPrimeiro dia da primavera será com céu parcialmente nublado em BHOperação Game Over deflagra esquema de jogos de azarTemperatura em Belo Horizonte deve chegar aos 32°C hoje Crianças e adolescentes soltam a voz pela cidadania na Cantata da PrimaveraA menor umidade relativa do ar registrada nesta segunda-feira ocorreu em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. O município está em estado de alerta, com índices de umidade relativa em 13% e temperatura de 38,6°C.
“Nesta semana, as temperaturas devem subir mais que na semana passada. A baixa umidade e alta da temperatura se dá devido à pausa de chuva na capital, gerando uma intensificação da massa de ar seco em Minas Gerais”, explica o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Cuidados
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera índices de umidade entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. A taxa considerada ideal é de 60%. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos à saúde. Confira algumas recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao Sol entre as 10h e 17h;
- Evite banho muito quente, pois resseca ainda mais a pele; se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
*Sob supervisão do editor Roney Garcia
.