Nesta quinta-feira, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em Belo Horizonte, o MG Transplantes e hospitais da capital e da região metropolitana participam de uma campanha que visa sensibilizar a população para a importância do ato, que só pode ser autorizado pela família dos doadores. Hoje, 3.834 pessoas esperam por um transplante em Minas, segundo dados do órgão ligado à Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).
Leia Mais
Número de doadores efetivos de órgãos cai e aumenta a fila de transplantes em MinasDoações de órgãos estão em queda há três anos em Minas GeraisCaminhada em prol da doação de órgãos reúne centenas de pessoas em BHGrupo viaja 154 Km para doar sangue a conterrânea em Belo HorizonteFaltam doadores de órgãos e lista de espera cresce em Minas GeraisDurante as ações, os profissionais estão esclarecendo dúvidas da população a respeito do procedimento. Para ser doador de órgãos, é preciso que a pessoa avise da intenção à família. Mas também existe a possibilidade do doador vivo, quando a pessoa pode ceder um rim, medula óssea, sangue ou transplantar parte do fígado ou do pulmão para um dos familiares.
Em seguida, das 15h às 18h, a ação também será realizada na Praça da Estação com apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais e a presença de mascotes de torcidas de times de futebol do estado.
Além disso, hospitais e imóveis públicos aderiram à campanha Brasil Verde, quando serão iluminados com a cor da iniciativa. Entre eles estão a Santa Casa de BH, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Faculdade de Medicina da UFMG, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outros.
.