Mais um passo foi dado para o início do censo dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha. Uma empresa foi classificada na licitação por apresentar a menor proposta. Porém, ainda há outras fases para a aprovação ou não. A meta dos trabalhos é estabelecer a quantidade, a idade dos indivíduos, a espécie, os locais de reprodução e a interação com o meio ambiente. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o início de 2019.
Leia Mais
Escolha de empresa que vai fazer censo de jacarés na Lagoa da Pampulha será no fim do mêsPrefeitura quer contar quantos jacarés há na Pampulha; saiba comoTratamento da água da Lagoa da Pampulha deve ser retomado no início de outubroTratamento da água da Lagoa da Pampulha será discutido em audiência públicaPBH já identificou 16 jacarés na Lagoa da Pampulha; veja as fotos da 'família'Limpeza da Lagoa da Pampulha será retomada após sete mesesO projeto para o censo dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha foi divulgado pela Prefeitura em agosto deste ano. Os trabalhos serão feitos por meio de observação e imagens. Os locais em que as aparições forem mais frequentes serão mapeados por GPS. Segundo a secretaria, serão realizadas caminhadas no entorno do reservatório para localizar os locais onde os répteis vivem.
Além disso, barcos serão utilizados para ir a locais que não dão para seguir a pé. No período noturno, equipes vão circular pela orla e parar em locais estratégicos. Um holofote será usado para possibilitar a identificação dos olhos dos animais e a contagem.
Os dados coletados serão usados para fazer um diagnóstico com a finalidade de preservação ambiental, além de estabelecer cuidados com animais e pessoas.