Pedalar por 12 horas ininterruptas para ver o brilho no olhar das crianças. Essa tem sido uma tradição na vida do atleta e palestrante motivacional Thiago Drews Elias, conhecido como Brou Bruto Drews. Desde 2016, ele instala uma bicicleta em um rolo de treino na Praça Sete, no coração de Belo Horizonte, e pedala das 6h às 18h, sem descer do veículo, com um único objetivo: arrecadar brinquedos para presentear crianças em 12 de outubro, dia dedicado aos pequenos. Sob o lema “o sonho nunca acaba”, a iniciativa deste ano ocorreu ontem, e contou com doações de mais de 1,5 mil brinquedos. Os itens chegaram a lotar um caminhão.
“Tem gente que depositou dinheiro na minha conta. Outros nunca tinham ouvido falar no meu nome, mas foram a uma loja próxima e compraram algo. É uma emoção que não dá para explicar. É impressionante como a galera confia em mim. Só tenho a agradecer”, diz o ciclista Brou Bruto Drews, emocionado. Os brinquedos serão doados ao Conjunto Filadélfia, na Região Nordeste da capital, no dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida. “Moro no Bairro Glória e o conjunto está a três ruas da minha casa. Todas as crianças e os pais ficam me esperando como se eu fosse o Papai Noel. Também faço (a campanha) no Natal, mas são menos brinquedos, porque não pedalo na Praça Sete, apenas arrecado na minha academia. É uma grande responsabilidade, que não posso largar”, explica.
A história já é tradição na família. Falecido há cinco anos, o pai de Thiago, Wagner Magalhães Elias, conhecido como Vavá e que morreu há cinco anos, conquistou os moradores do Bairro Glória por seus trabalhos como farmacêutico e por projetos sociais parecidos com o do ciclista. “Foi ele quem começou essa tradição, quando eu tinha 5 anos de idade. Ele juntava uma fila de táxis na porta da farmácia e levava as crianças ao shopping para tomar sorvete e jogar fliperama”, lembra o atleta.
Entre os beneficiados, está o massoterapeuta Reinaldo Kanu, que recebia presentes de Vavá décadas atrás e ontem suspendeu agenda com clientes para comparecer à Praça Sete. “Naquela época éramos crianças carentes. O pai dele ajudou muito a minha família, com a doação de remédios. Ele ajudou muita gente no bairro. Isso (a caridade) passou para o Thiago. Sou fã demais desse cara. Se sou um ser humano melhor hoje, foi graças a eles”, celebrou. A caridade também rendeu pedidos curiosos no cotidiano do Glória. Segundo Thiago, muitas pessoas pediam para que o pai se candidatasse a cargos políticos, o que se repete hoje em relação ao ciclista. Porém, conforme o esportista, nunca houve interesses secundários nas iniciativas, para “evitar demagogia”.
Além das doações, pessoas que passavam ontem pela Praça Sete ajudaram o ciclista a aguentar as 12 horas de pedal. Em histórias postadas na rede social Instagram, Brou Bruto Drews comemorou o recebimento de isotônicos, suplementos e lanches. Até mesmo agentes de trânsito da BHTrans contribuíram nesse quesito. “Até a BHTrans vestiu a camisa e trouxe uma hidratação e um brinquedo para mim. Semeando o bem”, contou o atleta, que ostenta cerca de 100 mil seguidores em sua conta oficial (@broubrutodrews).