O dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrado na sexta-feira, será marcado pelas missas festivas e foguetório ao meio-dia e também por dois momentos especiais na Arquidiocese de Belo Horizonte. São eles a instalação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a celebração eucarística às 17h, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, e a abertura do Ano Missionário, que irá até outubro de 2019.
DEVOÇÃO FORTE O futuro reitor do primeiro santuário de Contagem, padre Jerzy Wydrych, conhecido como padre Jorge, há na região uma devoção mariana muito forte. “Dom Walmor atende, assim, a uma demanda do povo, que sonha com um lugar privilegiado de culto e veneração à mãe de Jesus”, disse o polonês residente há mais de 30 anos no Brasil e vigário episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida da arquidiocese (Contagem, Betim e parte do Barreiro). Padre Jorge adianta que deverão ser feitas obras na construção, fazendo-se, portanto, campanha entre os fiéis.
Com a instalação em Contagem, a Arquidiocese de BH ficará com 12 santuários: Santa Luzia, em Santa Luzia; Santo Antônio, em Roça Grande, em Sabará; Tabor da Liberdade, em Confins; Senhor do Bonfim, em Bonfim; e outros na capital: Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Bairro Boa Viagem; São Judas Tadeu, no Bairro da Graça; Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha; Santuário da Saúde e da Paz, no Bairro Padre Eustáquio; Senhor Bom Jesus, no Bairro Bom Jesus; São Paulo da Cruz, no Barreiro; e o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté.
Programação