Cidadãos de 112 cidades mineiras convivem em situação de emergência, segundo levantamento divulgado pela Defesa Civil do estado. De acordo com o órgão, 26 cidades enfrentam os problemas da seca, enquanto outras 80 passam por período de estiagem. No total, são 106 municípios sofrendo com a falta de chuvas em Minas Gerais.
Leia Mais
Copasa desmente que Montes Claros voltaria com racionamento depois das eleiçõesRacionamento de água já é realidade em 25 cidades mineiras atendidas pela CopasaOperação Lei Seca flagra 66 motoristas alcoolizados em Minas GeraisOperação Lei Seca termina com cinco motoristas flagrados alcoolizadosOperação Lei Seca termina com 29 motoristas flagrados alcoolizados em MinasMinas tem previsão de mais chuva e possibilidade de granizo por toda a semanaCriança de 11 anos morre afogada no Sul de MinasDessas cidades, apenas Formiga e Malacacheta não passam por seca ou estiagem. A cidade do Centro-Oeste enfrenta problemas com incêndios em plantas e distritos industriais, parques e depósitos, enquanto a do Vale do Jequitinhonha passa por dificuldades com a abundância de chuvas.
Apesar de parecidas, estiagem e seca são desastres diferentes. Segundo o meteorologista da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de BH (COMDEC), Dayan Diniz, o primeiro fenômeno é temporário e diz respeito a uma escassez de chuvas num período no qual a pluviosidade é esperada.
A seca, por sua vez, tem uma duração maior, podendo até se tornar permanente, e é causada por período consecutivo se chuvas, conforme Diniz.
Cada decreto é válido por 180 dias. Neste ano, 66 cidades já decretaram emergência no estado, mas tiveram a data de validade expirada. Os casos mais comuns diziam respeito a inundações (10) e chuvas intensas (43).
.