Belo Horizonte pode enfrentar chuvas, raios e rajadas de vento até as 12h desta quarta-feira (17). Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC), um volume entre 20 e 30 milímetros de chuva deve cair na capital mineira. Espera-se que os ventos alcancem até 50 km/h.
O alerta da Defesa Civil também chama atenção para os córregos e ribeirões da cidade. Recomenda-se que o cidadão evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos.
A média histórica de pluviosidade para o mês de outubro é de 104,7 milímetros na capital. Até aqui, 42% da média já foi batida. A Região Centro-Sul foi a que mais recebeu chuvas até esta terça-feira, com 82% da média alcançada.
Nessa segunda-feira, três cidades mineiras chegaram a receber chuva de granizo. O fenômeno aconteceu em BH, Juatuba e Divinópolis. Em Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce, não caiu gelo, mas casas foram destelhadas e acabaram tomadas pela água. Houve também quedas de energia e placas e três pessoas acabaram se ferindo.
Em Divinópolis, no Centro-Oeste, árvores caíram em cima de carros e enxurradas foram registradas. Na capital mineira, nenhuma ocorrência foi registrada até aqui, mas moradores relatam queda de gelo na Região do Barreiro na segunda. A previsão é de mais chuva, inclusive com possibilidade de granizo, durante toda a semana.