O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Pouso Alegre, na Região Sul de Minas Gerais, executou a Operação Balburdia nesta terça-feira (16). A força-tarefa mira integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), ligada ao tráfico de drogas.
O GAECO cumpriu oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão de integrantes e colaboradores da facção criminosa paulista. As investigações se iniciaram ainda em julho.
Segundo a apuração do GAECO, o grupo criminoso atua dentro e fora dos presídios mineiros. Alguns dos membros, inclusive, participaram dos ataques a ônibus ocorridos em junho deste ano. Somente entre os dias 3 e 8 daquele mês, pelo menos 38 cidades sediaram atendados em Minas.
Delas, ao menos 21 estavam localizadas no Sul de Minas: Lavras, Cambuí, Machado, Alterosa, Brasópolis, Varginha, Alfenas, Guaxupé, Pouso Alegre, Itajubá, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Itanhandu, Três Corações, Cruzília, Virgínia, Santa Rita do Sapucaí, São Bento Abade, São Lourenço e Monte Santo de Minas.
Em quatro delas, o GAECO cumpriu mandados de prisão nesta quarta: Itajubá, Três Corações, Três Pontas e Passos. Além desses quatro municípios, o órgão deteve envolvidos na cidade de São Gonçalo do Sapucaí.
As acusações apontadas pelo GAECO envolvem a integração e a promoção de organização criminosa e de associação ao tráfico de drogas.