Motoristas de ônibus participaram, nesta segunda-feira, de protestos na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Os manifestantes condenam a circulação de coletivos sem a presença de cobradores.
Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTR-BH), Carlos Henrique Marques, dirigentes do sindicato se deslocaram para as estações Diamante e Barreiro. Lá, os manifestantes teriam impedido a circulação de todas as linhas que não tinham cobradores, sendo liberados somente após a convocação de profissionais pelas empresas responsáveis pelas linhas.
Ainda de acordo com Carlos Marques, entre as linhas afetadas pelo bloqueio estão: 8350 - Estação São Gabriel/Estação Barreiro; 328 - Estação Barreiro/Cardoso B; 3050 - Estação Diamante/Hospitais via BH Shopping; 342 - Estação Barreiro/ Solar via Estação Diamante; 341 - Estação Barreiro/ Estação Diamante Via Saúde.
O sindicato informou que a previsão é de que a ação deve se repetir ao longo da semana.
O Estado de Minas não conseguiu contato com a BHTrans.
O Estado de Minas não conseguiu contato com a BHTrans.
A LEI|De acordo com a Lei 10.526, só é permitida a circulação de ônibus convencionais sem um agente de bordo das 20h30 às 5h59, além de domingos e feriados. Veículos do BRT ou serviços especiais, como executivos, turísticos ou micro-ônibus, estão livres dessa norma.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa