Os blocos de rua de Belo Horizonte já podem se habilitar o carnaval 2019. A prefeitura, por meio da Belotur e da Prodabel, abriu, nesta terça-feira (23), o cadastro para os desfiles. O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. As inscrições vão até 19 de novembro deste ano e devem ser feitas pelo site do Executivo municipal (clique aqui para acessar).
Além de não contar com banheiros químicos e vantagens de segurança, os blocos não cadastrados ficam fora do edital de subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A inscrição no edital é gratuita e está prevista para novembro de 2018.
A ferramenta da Prefeitura permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão – tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no portal da PBH. O telefone 3277-9702 também tira dúvidas de quem as tiver.
A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras. Acesso o guia clicando aqui.
No próximo ano, o carnaval de BH vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Caso o cortejo esteja fora destas datas, os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito, limpeza urbana) para as devidas providências.
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).