Moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos. A intensificação de áreas de instabilidade poderá causar chuva forte nesta quarta-feira. A previsão é que a precipitação seja acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas. A Defesa Civil emitiu um alerta para orientar a população. O tempo instável deve continuar até domingo. A temperatura também terá mudanças nos próximos dias. Hoje, os termômetros chegaram a marcar 32ºC. Nesta quinta-feira, a máxima deve ter uma queda de 8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia Mais
Terça-feira quente dará lugar a resto de semana chuvosa em BH, diz Inmet Sete regionais de BH já têm chuva acima da média; temporais voltam nesta semanaChuva alaga casas de Jaíba, no Norte de MinasTrânsito será alterado na Região da Pampulha; veja os locaisCriança de sete anos é apreendida com drogas dentro de escola municipalHomem ameaça explodir botijão de gás dentro de casa em BHDevido a previsão de chuva, o órgão recomenda que áreas de inundação devem ser evitadas. Os moradores não devem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Outra dica é não se abrigar e estacionar veículos embaixo de árvores, pois elas podem cair.
De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a chuva é provocada pela passagem de uma frente fria na Região Sudeste do país. “A chuva é em virtude do calor e da intensificação de áreas de instabilidade ocasionadas pela passagem de uma frente fria no litoral de São Paulo”, explicou. “Teremos pancadas de chuva comuns da estação. No fim da tarde e início da noite devem ser fortes”, contou. O especialista afirma que já há registros de tempestades em cidades do Sul de Minas Gerais, Triângulo, e Oeste do estado.
O tempo instável deve continuar durante a semana. “Devemos ter chuva durante os próximos dias. Até o próximo domingo temos condições de pancadas de chuva em Minas como um todo, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Deve ser em forma de pancadas e acompanhadas de trovoadas”, disse.
Uma mudança também deverá ser vista na temperatura. Segundo Claudemir de Azevedo, a temperatura máxima registrada nesta quarta-feira foi de 32ºC. Mas, nesta quinta-feira, os termômetros devem marcar no máximo 24ºC. .