Uma situação inusitada mobiliza o Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira no Bairro São Pedro, Centro-Sul de Belo Horizonte. Os militares procuram por uma cobra vista dentro de um carro a 50 metros do Pátio Savassi, na Rua Orange.
Leia Mais
Moradores encontram cobra que estava solta em prédio no Distrito FederalBombeiros capturam cobra perto da entrada de hospital em BarbacenaCobra de dois metros é capturada em plantação de hortaliças em MinasMoradores de áreas de risco recebem treinamento dos Bombeiros em BHDefesa Civil interdita casas por dano estrutural causado pelas chuvasO empresário abriu um pouco a porta e o animal voltou para a coluna onde estava, ao lado do motorista, sumindo em seguida dentro do veículo. Os bombeiros foram chamados e desmontaram algumas peças para localizar a cobra, que ainda não foi encontrada.
“O mais engraçado é que eu rodei com meus filhos e andei bastante. Imagina se eu tivesse visto ela descendo a Nossa Senhora do Carmo?”, pergunta Eduardo. Ele acredita que o animal pode ter entrado quando o carro estava em casa. “Eu moro no meio do mato”, diz ele.
O animal foi fotografado com parte do corpo para fora do veículo antes da chegada dos bombeiros. Os militares retiraram o pneu estepe, cadeirinha para criança, além de outras peças. O trabalho se concentra agora na porta do motorista.
Eduardo Oliveira disse que o mais provável é que animal tenha entrado no carro em Nova Lima, onde ele mora com a família - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS
Acionado para apoiar no caso, o médico veterinário da Gerência de Controle de Zoonoses da Prefeitura de BH, Luiz Simões, disse que o setor costuma agir em situações com serpentes na cidade, mas um animal desse tipo dentro de um carro não é comum. “É uma busca difícil, porque o carro oferece várias possibilidades para o animal se esconder e ele está acuado e machucado, portanto, é um trabalho difícil, em que os bombeiros terão que praticamente desmontar o carro”, diz ele. Segundo Simões, pela foto registrada é possível saber de que se trata de uma cobra coral, porém, a imagem não dá elementos para saber de qual tipo é o animal, se venenoso ou não venenoso. Militares retiraram várias peças para vasculhar o veículo em busca da cobra - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS
Acionado para apoiar no caso, o médico veterinário da Gerência de Controle de Zoonoses da Prefeitura de BH, Luiz Simões, disse que o setor costuma agir em situações com serpentes na cidade, mas um animal desse tipo dentro de um carro não é comum. “É uma busca difícil, porque o carro oferece várias possibilidades para o animal se esconder e ele está acuado e machucado, portanto, é um trabalho difícil, em que os bombeiros terão que praticamente desmontar o carro”, diz ele. Segundo Simões, pela foto registrada é possível saber de que se trata de uma cobra coral, porém, a imagem não dá elementos para saber de qual tipo é o animal, se venenoso ou não venenoso.
O subtenente José Martins de Freitas, do Corpo de Bombeiros, disse que é melhor o proprietário do veículo procurar uma concessionária caso o animal não seja encontrado por eles. “Seria interessante que ele procure um serviço especializado para fazer uma remoção mais profunda como o objetivo de tentar localizar esse animal e eliminar o risco”. Ele disse que a corporação tem atendido eventos dessa natureza, mas não em carros.
Questionado sobre a possibilidade de o animal já estar fora do veículo, ele disse que nenhuma hipótese pode ser descartada. “Pela informação que ele nos trouxe, não, mas é uma outra possibilidade que não pode ser descartada”, afirmou.
Por volta das 11h50, os bombeiros e o motorista acabaram se dirigindo a uma capotaria para tentar acessar outras partes do veículo e localizar o animal, ainda assim não foi possível. Após seis horas de buscas, a cobra ainda não havia sido localizada. Os bombeiros orientaram Eduardo Oliveira a deixar as portas do carro abertas durante a noite, para que o animal saia.
Por volta das 11h50, os bombeiros e o motorista acabaram se dirigindo a uma capotaria para tentar acessar outras partes do veículo e localizar o animal, ainda assim não foi possível.
O interior do carro foi todo desmontado e a cobra não apareceu, continuando com o mistério. “A solução foi deixar o carro em uma oficina que faz lavagem e gariba de veículos para desmontar toda parte de lataria e verificar se ela continua dentro do carro”, conta Eduardo Oliveira, que teme em continuar andando no veículo com a possibilidade da cobra estar no local e fazer algum mal à sua família. “Na incerteza não posso colocar meus filhos dentro do carro. Por isso a ideia de desmontar o carro em uma oficina especializada e acabar com essa dúvida”, completa.