A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abriu, na última sexta-feira, o processo seletivo simplificado para contratação de 322 novos agentes de segurança socioeducativos. Interessados em se candidatar para uma vaga podem se inscrever para a seleção entre 5 e 6 de novembro.
O processo vai selecionar 24 mulheres e 298 homens, dentre eles, 29 vagas reservadas para pessoas com deficiência. As vagas serão distribuídas por 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado, e haverá também cadastro de reserva. Confira abaixo a tabela com número de vagas para cada município:
A remuneração é de R$ 4.098,45, para uma carga horária de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva. O interessado que já tiver sido contratado como agente anteriormente só poderá ser selecionado novamente se tiverem decorrido dois anos do término do último contrato.
Entre as funções das vagas estão: exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros das unidades da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade; garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; e atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.
O processo seletivo é composto por quatro fases: análise de currículos; comprovação de idoneidade – investigação social; avaliação psicológica; e curso introdutório. Clique aqui para consultar o instrumento convocatório publicado pela Sesp.
Para se inscrever os candidatos precisam ter o Ensino Médio completo. A inscrição é gratuita e será feita online: basta acessar o sistema disponibilizado no site seguranca.mg.gov.br. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo@seguranca.mg.gov.br.
* A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie