A Polícia Militar realiza nesta terça-feira mais uma fase da operação de combate à receptação de celulares roubados no Centro de Belo Horizonte. Após passar pelo Shopping Xavantes ontem, a ação também alcança o Shopping Oiapoque, na Avenida Oiapoque. Além da PM, participam da ação a Polícia Civil, Receita Federal, Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia Mais
Operação apreende milhares de celulares e prende 16 pessoas por receptaçãoPM deflagra operação de combate à receptação de celulares roubados no Centro de BHSistema de bloqueio de celulares do estado reúne mais de 50 solicitações semanaisBH pode ter mais operações contra receptação de celulares em shoppingsPane no metrô de BH atrasa viagens nesta terça-feiraIncêndio destrói apartamento em Venda Nova“No dia de hoje se concentra na região do Oiapoque, sempre trabalhando nos shoppings populares da região central. Até o fim do dia de hoje estamos com essa operação em andamento”, explicou o tenente-coronel Micael Henrique, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, em entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira. “Vai continuar certamente, em outros momentos, em outras datas eventuais, a gente não descarta a possibilidade retornar, além das operações pontuais que acontecem rotineiramente por parte dos esforços normais da unidade”.
“Os celulares que foram apreendidos produtos de furto e roubo foram encaminhados para a Ceflan 1 e 2, que estão agora de posse desses aparelhos. Lá certamente seria o local mais apropriado para isso. Os outros celulares que a própria Receita apreendeu e que ainda não foram checados, nós vamos buscar uma checagem posterior e verificar no boletim de ocorrência ou qualquer informação que nos ligue a pessoa que seja vítima. Nós mesmos vamos entrar em contato com essas pessoas para dizer onde estão”, detalhou o militar.
Quem teve um aparelho roubado ou furtado e quiser checar se ele está entre os aparelhos recolhidos nas Centrais de Flagrantes da Polícia Civil 1 e 2, que ficam na Região Leste de Belo Horizonte, devem apresentar o boletim de ocorrência e documentos. “Com o registro do furto do celular, isso colabora muito no momento da localização que a gente encontre também esse proprietário, o real proprietário do aparelho”, finalizou o militar.
.
Balanço Final
Segundo a Polícia Militar, durante o dia, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, sendo 22 em boxes do shopping popular Oiapoque e 9 em boxes do shopping popular Xavantes. Destes mandados, expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais de Belo Horizonte, resultou-se na apreensão de 23 celulares com restrição no site da Anatel/ Reds, 11 prisões por receptação, além de 145 invólucros totalmente carregados com produtos em desacordo com a legislação fazendária, sendo 743 celulares, 132 tablets e demais produtos.
Ainda de acordo com a corporação, houve a apreensão e remoção de dois veículos que estavam em um estacionamento na rua Guaicurus. Dentro dos veículos foram encontrados vários celulares com restrição em seus interiores.