A polícia está à procura dos criminosos que arrombaram o Centro de Saúde Jaqueline I, no bairro de mesmo nome na Região Norte de Belo Horizonte. É o segundo caso em menos de uma semana. No último sábado, o Centro de Saúde Jaqueline II também foi invadido.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) informou que a unidade foi arrombada na madrugada desta quarta-feira. Eles utilizaram a porta da farmácia para entrar em uma sala e roubar uma televisão. “Devido a mais este ato de violência, o serviço à população fica prejudicado. Pois, o atendimento está temporariamente suspenso até que seja feita a perícia e, assim, avaliar as condições de reabertura da unidade”, informou a entidade.
O secretário do Conselho de Saúde local, Wander Lúcio Rodrigues, disse que o crime foi descoberto assim que os funcionários chegaram para trabalhar na unidade nesta manhã. “Eles chegaram, encontraram a porta aberta e no andar identificaram que tinham levado a televisão de 50 polegadas, mexeram na farmácia e mexeram sala de reuniões”, explicou. Mais cedo, ele disse que o atendimento e vacinação eram realizados normalmente na unidade, mas a farmácia teria que ser fechada para que a equipe fizesse um inventário para saber se alguma medicação foi levada pelos criminosos.
Rodrigues conta que esta não é a primeira vez que a unidade é alvo de ladrões. “Já carregaram ventilador, levaram um monitor. A penúltima foi o carro de uma médica, roubado duas vezes. Ela recuperou o carro dela, veio trabalhar, depois levaram o carro dela de novo”, disse.
O secretário cobra uma participação mais intensa na comunidade para cobrar uma solução para o centro de saúde. “A comunidade ajudando vai ser bem melhor porque o posto não é da prefeitura, o posto é nosso. Nós é que temos que lugar por ele”, afirmou. “Quem protege a gente aqui é Deus. Precisamos de segurança 24 horas e, caso o prefeito não puder fazer isso, pelo menos colocar uma cerca de concertina”, pontuou.
A Polícia Civil informou que já foram feitos os trabalhos de perícia no local e o caso será investigado pela corporação.
A Polícia Civil informou que já foram feitos os trabalhos de perícia no local e o caso será investigado pela corporação.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o arrombamento da unidade e disse que o Centro de Saúde Jaqueline I dispõe de alarme e recebe rondas da Guarda Municipal. A porta danificada deve ser consertada. A Secretaria também informou que o atendimento na farmácia seria retomado a partir das 10h. Leia a nota na íntegra:
"1. Na madrugada desta quarta-feira, 07/11/18, o Centro de Saúde Jaqueline I foi arrombado. Foi levada uma televisão e a porta de acesso lateral foi danificada;
2. A vacina e a dispensação de medicamentos foram temporariamente interrompidas, mas com previsão de retomada a partir das 10h. Os demais atendimentos prestados pela unidade seguem normalmente;
3. O Centro de Saúde conta com alarme e presença da Guarda Municipal, por meio de rondas;
4. Foi feito Boletim de Ocorrência e a manutenção para conserto da porta que foi danificada;
5. Até o final do ano, as unidades contarão com o sistema de monitoramento eletrônico utilizado atualmente. No início de 2019, a SMSA implantará um novo modelo mais ampliado e moderno e que contemplará mais de 250 equipamentos da saúde em toda a cidade;
6. A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção tem desenvolvido uma série de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visando qualificar cada vez mais a segurança nas unidades de saúde. Neste sentido, houve o fortalecimento do patrulhamento da Guarda Municipal no entorno das unidades de saúde, com rondas periódicas motorizadas durante todo o horário de funcionamento, com atenção especial para o momento da abertura e do fechando de cada uma."