Para um mundo com sede de informação com credibilidade, jornalismo comprometido com o rigor da apuração, notícias atualizadas em tempo real, infográficos, debates ao vivo e análises de profissionais qualificados.
A fórmula, consagrada na cobertura das eleições 2018 no Brasil e em Minas Gerais, foi uma das responsáveis por levar o UAI, portal de notícias e entretenimento do grupo Diários Associados, a uma marca jamais atingida por qualquer veículo do gênero no estado: 126 milhões de visualizações de páginas, geradas por um público de mais de 12 milhões de pessoas.
Não se trata de um fenômeno isolado: o recorde é o ponto alto de um ano que já começou para o Portal UAI com quebra de marcas, quando atingiu, em janeiro, os 110 milhões de acessos. O marco resistiu apenas até maio, quando os usuários fizeram os contadores baterem os 117 milhões de visualizações, número novamente superado no mês passado.
Ajudam a explicar a performance, além do noticiário da corrida eleitoral elaborado pelos profissionais do Estado de Minas, a cobertura completa dos times mineiros no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, feita pelo SuperEsportes, assim como o conteúdo dos principais sites de Minas Gerais abrigados no portal, como o EM.com.br, o Uai E%2b, o Vrum, o Lugar Certo e inúmeros outros parceiros e blogs. Um leque diversificado, que reúne utilidade, informação e entretenimento e se reflete em uma audiência extremamente relevante, considerando que os dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2016, o Brasil tinha 116 milhões de pessoas conectadas à internet
Os microssegmentos do portal, da mesma forma, operam de maneira eficiente, oferecendo conteúdo que contribui para o resultado consistente da audiência durante todo o ano. A seção de Educação, por exemplo, traz todas as notícias relacionadas ao universo do ensino no país, desde a pré-escola até a universidade, informando sobre acesso aos programas de incentivo e financiamento estudantil e cursos profissionalizantes, além de orientações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na mesma linha, a seção de Saúde oferece dicas de bem-estar e tratamentos, revelando estudos e pesquisas em todos os segmentos da área, programas governamentais e muito mais.
“A expressiva elevação da audiência ressalta a credibilidade do jornalismo produzido pela equipe de profissionais do Estado de Minas, ainda mais em tempos de fake news”, destaca o diretor de Redação do EM, Carlos Marcelo Carvalho.
Para o editor de Mídias Convergentes, Benny Cohen, esse desempenho é de grande importância para quem se encarrega de levar as notícias ao público. “O número de visualizações confirma que o portal, embora seja regional, alcançou abrangência nacional, já que apresentou um desempenho relevante nesse mês de reta final das eleições, principal fato de outubro”, considera.
Para ele, o resultado representa a elevação do patamar médio de audiência.
Outro aspecto que contribui para a crescente audiência do portal é o investimento em tecnologia, para que leitores tenham uma experiência de navegação dinâmica, prática e funcional, tanto no computador quanto no celular. “Estamos investindo fortemente em novas ferramentas para melhorar ainda mais esse relacionamento. Estamos usando o machine learning para entender o comportamento do usuário do portal e poder entregar um conteúdo de acordo com o perfil de cada um. Também estamos melhorando as ferramentas de busca e fortalecendo a parceria com o Google, o que nos permite vislumbrar um cenário em que estaremos permanentemente na vanguarda das tecnologias digitais para produção e entrega de conteúdo multimídia na internet”, afirma o editor de Mídias Convergentes.
Alexandre Magno Pereira Neto, diretor de Operação do Portal UAI, destaca que o investimento de pesquisa em trabalho e tecnologia foi importante para esse crescimento. No entanto, ele observa que sem um conteúdo bem-elaborado e de confiança nada disso teria real impacto. “Estamos sempre procurando crescer e nos aprimorar, tanto na tecnologia, para melhor navegação, quanto em visual.
SINTONIA
O novo design da capa do UAI também ajudou a alavancar o recorde de audiência alcançado em outubro. O principal objetivo das mudanças foi deixar o novo UAI mais personalizável, com conteúdos e blogs reagrupados com mais sintonia e desenvolvimento de novas tecnologias, para tornar a navegação mais rápida. Já no UAI Mobile as categorias são organizadas por abas, pelas quais o internauta pode navegar com mais facilidade, deslizando a tela do celular.
Essas melhorias, aliadas ao cuidado diário com a produção de conteúdo, se refletem em uma audiência cada vez mais cativa, que potencializa também o alcance de campanhas publicitárias, tornando-as cada vez mais segmentadas para o público desejado pelos anunciantes. Afinal, destacar-se com sucessivos recordes de audiência em um mundo digital com milhões de terabytes de informações é para poucos.
Para conferir mais sobre o Portal Uai, acesse aqui e navegue pelo grande portal dos mineiros..